O Programa Jovem Cientista na Pesca Artesanal é realizado em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) está oferecendo bolsas de estudo para pesquisadores interessados em projetos de pesca em todo o Amazonas, através do Programa Jovem Cientista na Pesca Artesanal – MPA/Fapeam, realizado em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).
As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de junho.
O edital nº 007/2024 prevê financiamento para até 25 projetos de pesquisa apresentados, em colaboração com professores do ensino médio da rede pública e de bolsas de iniciação científica júnior voltada para alunos, que sejam jovens da pesca artesanal (incluindo alunos pescadores artesanais indígenas).
Serão considerados os seguintes temas prioritários:
- Mulheres pescadoras artesanais;
- Trabalho e cadeia produtiva da pesca artesanal;
- Modo de vida e conhecimento tradicional pesqueiro;
- Territórios pesqueiros artesanais;
- Cultura, história e pesca artesanal;
- Segurança/soberania alimentar;
- Formas de organização da pesca artesanal;
- Gestão pesqueira;
- Desastres/impactos socioambientais na pesca artesanal;
- Juventude e pesca artesanal;
- Políticas públicas e comunidades pesqueiras artesanais.
E ainda os temas de: Bioeconomia na Amazônia, Injustiça e racismo ambiental, Turismo de base comunitária e comunidades pesqueiras artesanais, Justiça climática, Direitos e pesca artesanal, Educação e pesca artesanal, Poluição e seus impactos na vida dos povos da pesca artesanal, Conflitos socioambientais envolvendo comunidades tradicionais pesqueiras.
As propostas devem ser submetidas através de formulário online no Sistema de Gestão da Informação da Fapeam (SIGFAPEAM), da Fapeam.
Além de preencher o formulário online, a submissão da proposta exige a apresentação de documentação adicional, a ser anexada ao SIGFAPEAM, seguindo as diretrizes do edital.


