A próxima feira de pescado na FAS será entre os dias 2 e 3 de setembro para venda de pirarucu da RDS de Mamirauá

Mais de mil pessoas compareceram à Feira do Tambaqui, promovida pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS) em Manaus, na última semana, resultando na venda de todo o estoque de 8,6 toneladas do pescado e o lucro de R$124.949 aos manejadores da Reserva de O recurso é gerenciado diretamente pelos moradores. A FAS cede a infraestrutura e apoia a divulgação.
A atividade foi um sucesso e o estoque se esgotou em apenas um dia de feira. A venda beneficiou diretamente aproximadamente 80 pessoas que trabalham com o manejo do tambaqui nas comunidades Mangueira e Catiti, situadas na RDS Mamirauá.
Para o gerente do programa Floresta em Pé da FAS e coordenador da feira, Edvaldo Corrêa, a grande adesão à iniciativa mostra como a sociedade está cada vez mais consciente em relação ao que consome.
Isso representa uma oportunidade de geração de renda para famílias ribeirinhas que atuam com atividades sustentáveis.
“Iniciativas como essa mostram que é possível combinar geração de renda, sustentabilidade e proteção às florestas e às populações que vivem nelas. Todos ganham, desde as famílias que podem vender seu produto a um preço justo, direto para o consumidor, até os clientes, que adquirem um pescado saudável, sustentável e mais saboroso”, afirma Edvaldo.
Feira
A Feira do Tambaqui é resultado de uma parceria entre FAS e a Associação dos Moradores e Usuários da RDS Mamirauá Antônio Martins (Amurman).
A venda do tambaqui tem apoio do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Amazonas (Sema) e da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror).