Portal Você Online

Fernández perto de vencer no 1º turno na Argentina

Resultado de imagem para Alberto Fernández fotos

Os primeiros resultados da apuração da eleição presidencial deste domingo na Argentina confirmam a tendência de vitória em primeiro turno do candidato peronista, Alberto Fernández , que tem como companheira de chapa a ex-presidente e senadora Cristina Kirchner (2007-2015).

Herdeiro de uma crise econômica que não conseguiu resolver, apesar de uma acordo de US$ 50 bilhões com o Fundo Monetário Internacional, o presidente Mauricio Macri foi derrotado em sua tentativa de obter um segundo mandato, indica a apuração

Com 65% dos votos apurados, Fernández tinha  47,21%, contra 41,42% de Macri e 6,13% do terceiro colocado, o ex-ministro da Economia Roberto Lavagna. Na Argentina, para vencer no primeiro turno é necessário ter mais de 45% dos votos ou ao menos 40%, com 10 pontos de diferença sobre o segundo colocado.

O resultado de Macri foi melhor do que o obtido nas primárias de agosto, quando ele teve 32%  dos votos, contra 39% de Fernández. A eleição aconteceu sob o temor de agravamento da situação econômica e de uma corrida aos dólares, que vem se valorizando em relação ao peso nos últimos três meses.

Fernández comemorou a vitória ainda antes da divulgação dos resultados oficiais, enquanto milhares de pessoas festejavam em frente ao quartel-general da Frente de Todos, a coalizão vitoriosa.

Sob um clima de polarização em vários países da América do Sul — com protestos populares no Chile e no Equador, a quarta reeleição de Evo Morales contestada na Bolívia e a pior crise econômica e social da História da Venezuela —, a eleição na Argentina tem o potencial de reconfigurar o equilíbrio de forças regional. O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, fez campanha aberta por Macri e contra Fernández.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *