
Vindo de vitória na Arábia Saudita, Max Verstappen quase colocou as mãos na pole position do GP da Austrália. No estouro do cronômetro, Charles Leclerc levou a melhor na madrugada deste sábado (9) para largar do posto de honra pela segunda vez em 2022. O monegasco anotou 1m17s868 em sua volta, com 0s2 de vantagem sobre o atual campeão da Fórmula 1. Sergio Pérez ficou em terceiro.
Disputada pela Ferrari e RBR do início ao fim, a sessão foi marcada pelos incidentes de Nicholas Latifi e Lance Stroll, no Q1, e de Fernando Alonso no Q3. Além disso, a Mercedes conseguiu colocar seus dois carros no top 10, com Lewis Hamilton em quinto lugar e George Russell em sexto.
Essa foi a 11ª pole da carreira de Leclerc e a segunda em 2022; o monegasco já havia largado da ponta na corrida de abertura do campeonato, no Bahrein.
Não é novidade ter as duas Ferraris e as duas RBR brigando na classificação. Dessa vez, porém, o time austríaco pôde contar com um Sergio Pérez mais competitivo; o mexicano disputou com Verstappen ao longo da sessão, incluindo o Q3, e chegou a superar o campeão holandês pela liderança do Q2.
Já Carlos Sainz, que rotineiramente acompanha Leclerc nas primeiras posições, acabou errando em sua última tentativa sob a bandeira quadriculada, no Q3, e despencou na tabela. Ele se classificou apenas em nono lugar.
A largada do GP da Austrália será neste domingo (10), às 2h, no horário de Brasília.