Durante as festas de fim de ano, é fundamental redobrar os cuidados com os pets, especialmente por conta dos fogos de artifício e da ingestão de alimentos que podem prejudicar a saúde dos animais.
A médica veterinária e professora universitária, Dra. Marina Brolio, explicou algumas orientações. Ela destacou que, embora muitos tutores queiram a companhia dos pets durante as celebrações, levando-os para a casa de familiares ou amigos, os animais podem se sentir desconfortáveis em ambientes desconhecidos.
“Primeiro, é importante perguntar: o pet gosta de passear? Ele já está acostumado ao ambiente? Costuma frequentar a casa desse familiar? Muitas vezes, por um lado emocional, os tutores querem levar os pets, mas se o ambiente for estranho e cheio de pessoas desconhecidas, o melhor é deixá-lo em casa, onde ele se sente seguro e protegido”, orientou a veterinária.
Barulho e fogos de artifício
Os fogos de artifício também podem ser prejudiciais para a saúde e a vida dos animais, pois podem causar estresse, medo e desorientação. Os animais podem sofrer lesões, fraturas, quedas, paradas cardiorrespiratórias e até mesmo óbito.
“Os fogos incomodam muito os pets, especialmente os cães, devido à audição extremamente sensível. O barulho pode causar dor e pânico, e é comum que os animais se machuquem tentando fugir ou se esconder. Por isso, nunca levem os pets na coleira ou no colo para assistir a queima de fogos”, alertou médica veterinária.
Cuidados com alimentos
Outro risco comum nas festas é a ingestão de alimentos da ceia pelos animais. Convidados e crianças, sem conhecimento, podem oferecer petiscos que causam intoxicação ou outros problemas graves. Segundo Dra. Marina, é nessa época que os consultórios veterinários recebem muitos casos de intoxicação alimentar e perfuração intestinal.
“Os animais não devem comer alimentos humanos. Eles são mais sensíveis a temperos e molhos, e ossos de frango podem causar perfurações. Chocolates também são extremamente tóxicos para cães e gatos por conta da teobromina presente no cacau. Portanto, nada de oferecer chocotone ao pet”, ressaltou a veterinária.
Alimentos proibidos para os pets:
- Chocolate: Contém teobromina e cafeína, substâncias tóxicas para cães e gatos.
- Uvas e uvas passas: Podem causar insuficiência renal nos pets.
- Ossos cozidos: Podem se fragmentar e causar perfurações no sistema digestivo ou engasgos.
- Temperos: Pimentas, alho, cebola e tempero pronto industrializado.
- Queijos e embutidos: Muitos queijos têm alta quantidade de lactose e gordura, podendo causar diarreias.
- Ovo cru: Pode causar contaminação por bactérias, como a salmonella.
- Nozes e frutas com caroços: Podem causar obstruções intestinais ou toxicidade.
- Rabanada: A fritura e o açúcar em alta quantidade são prejudiciais à saúde dos pets.