
Oito festividades juninas prometem agitar o fim de semana dos manauaras em diferentes zonas da cidade.
A partir desta sexta-feira (7), o Festival Folclórico dos Bairros inicia sua programão, que seguirá até o início do mês de setembro, com entrada gratuita em todos os eventos.
O Festival Folclórico do Canaranas – Também tem início nesta sexta, e xe estende para outros dois finais de semana (14 a 16) e (21 a 23), levando dança e musicalidade para o conjunto Canaranas, na rua Lagoa da Pedra, no bairro Cidade Nova, zona Norte.
“Na programação teremos swingueira, danças e quadrilhas diversificadas. Também haverá sorteios de brindes, desfile da boneca viva, escolha da rainha do Festival e rainha da Diversidade, além de um desfile de moda”, ressaltou Durand, coordenador do Festival.

Ainda na zona Norte, de sexta-feira a domingo, acontecerá o 25º Festival Folclórico do bairro Amazonino Mendes, no Campo do Lidam, n° 500, Mutirão. E nas mesmas datas, ocorrerá o Festival Folclórico do Conjunto Renato Souza Pinto 1, a partir da 19h, na rua Professor Manuel Belém, no bairro Cidade Nova.
Já nos dias 7, 8 e 9 por volta das 18h, a rua Japiim, bairro Cidade de Deus, será palco do Festival Folclórico Patrões da Elyte, que teve início no último fim de semana.
Na zona Oeste, o 30º Festival Folclórico do Centro Desportivo Otávio Teixeira, que também começou no último fim de semana, , dará continuidade à programação a partir das 19h, nos dias 7, 8 e 9, na rua Antônia Dalva, bairro Nova Esperança. Segundo um dos organizadores do festival, Francisco da Rocha, no local haverá barraquinhas para venda de comidas típicas e bebidas.

CSU
Na zona centro-sul, o tradicional Festival Folclórico do Centro Social Urbano (CSU) do Parque Dez terá início nesta sexta-feira, e irá até o dia 15 deste mês, a partir das 18h. Enquanto que na zona Sul haverá o Festival Folclórico da Betânia, na rua 5 de fevereiro, bairro Betânia, às 18h, nos dias 7 e 8.
Por fim, ainda na zona Sul, o 20º Arraial da Praça Furtado acontecerá às 19h, nos dias 7, 8 e 9, na rua Raul Antony, bairro Petrópolis. De acordo com Izaque Campos, um dos responsáveis pelo evento, no arraial haverá quadrilhas, cirandas, cangaço e as danças portuguesa, nordestina e alternativa. “Teremos rifas e sorteios no dia do evento, além de disponibilizar brinquedos para a criançada”, disse.