O Amazonas Shopping está com a exposição “Ópera em Rede”, que mostra registros impressos, fotos, figurinos, entre outras peças do acervo de 25 anos do Festival Amazonas de Ópera (FAO).
A exposição, organizada pela Fundação Rede Amazônica em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, é gratuita e ficará na Praça de Eventos Rio Solimões, em frente ao Rei do Mate. Na abertura da exposição, na terça-feira (23), às 18h, o público poderá conferir a apresentação especial do violinista Victor Camilo.
A gerente de Marketing do Amazonas Shopping, Ivanna Passos, ressalta que é uma honra para o centro de compras sediar a exposição, principalmente por ser um ano tão significativo para o festival, com a comemoração dos 25 anos.
“É uma oportunidade para o público revisitar memórias importantes do evento e para quem nunca assistiu a uma ópera, é uma chance de conhecer toda a grandiosidade das obras”, disse.
Assinada pela curadora de arte Cléia Viana, a exposição foi resultado de uma construção coletiva e traz o conceito ‘ópera fácil’ como fio condutor.
A proposta é explorar as singularidades presentes ao longo dos 25 anos do festival, ao mesmo tempo em que aproxima e envolve o público com o evento.
A mostra traz registros históricos impressos, figurinos icônicos, fotografias de momentos marcantes, além de curiosidades e informações importantes do FAO. A seleção e montagem contou com a contribuição de diversos artistas, fotógrafos e outros agentes da cultura local.
Um desses itens é uma foto da primeira edição do então “Festival de Manaus”, em 1997, que trouxe para o público as obras ‘Carmen’, ‘La Traviata’ e ‘O Barbeiro de Sevilha’.
A imagem é do búlgaro naturalizado brasileiro, Roumen Koynov. A exposição também terá vídeos-depoimentos de artistas e profissionais amazonenses envolvidos nos festivais, dentro e fora do palco.
No encerramento, no domingo (28), às 13h, os visitantes poderão assistir a uma apresentação pocket da obra “Così Fan Tutte”, do compositor Wolfgang Amadeus Mozart.