Portal Você Online

Festival de Parintins:equipes de saúde do Amazonas desembarcam na cidade

As primeiras equipes da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) começaram a desembarcar, neste domingo (22), em Parintins (369 km de Manaus), para reforçar a estrutura de serviços do Governo do Amazonas durante o 58º Festival, que acontece nos dias 27, 28 e 29 de junho. A chegada dos profissionais marca mais uma etapa do Plano Operacional do governo, que está em execução desde março.

Ao todo, 113 profissionais da SES-AM, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, profissionais especializados no atendimento de urgência e emergência pré-hospitalar e hospitalar, socorro médico e as equipes da Fundação de Vigilância em Saúde- Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vão reforçar a rede local e os serviços que estão sendo levados pelo Estado.

De acordo com a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, toda a logística de serviços foi cuidadosamente planejada para garantir assistência de quem faz e vive o festival. “Já enviamos antecipadamente medicamentos e produtos para a saúde, ambulâncias, equipamentos e veículos de apoio, para atuar na assistência e na prevenção. Neste domingo, iniciamos o envio das equipes, que são fundamentais para garantir o funcionamento de toda a estrutura de saúde durante o festival”, destacou.

Estrutura

A estrutura montada pela SES-AM para o festival inclui dois postos médicos dentro do Bumbódromo, um no lado azul e outro no lado vermelho, com serviços de ambulatório, urgência e emergência, para o público interno e externo. “Os ambulatórios estão preparados para primeiros socorros e estabilização de vítimas com fluxo organizado para evacuação e transferência, se necessário”, afirma a secretária adjunta de Assistência da SES-AM, Mônica Melo.

No atendimento hospitalar, o Hospital Jofre Cohen, da Prefeitura de Parintins, que teve sua estrutura ampliada pelo Governo do Amazonas contará com médicos ortopedistas, neurologistas e anestesiologistas, atuando presencialmente e de sobreaviso. A unidade, que antes tinha estrutura de UTI montada apenas para o Festival, agora possui 11 leitos implantados de forma definitiva pelo Governo do Amazonas. Da mesma forma, o Hospital Padre Colombo, que também recebeu reforço de Unidade de Cuidados Intermedários (UCI), estará integrado à estrutura programada para o festival.

Estrutura pré-hospitalar com seis ambulâncias está programada em pontos estratégicos da cidade, em trabalho coordenado com o Corpo de Bombeiros, para garantir agilidade no socorro. Para casos mais graves, aeronaves equipadas com Unidades de Terapia Intensiva (UTI aérea) estarão de prontidão 24 horas por dia para remoções a Manaus. O Complexo Regulador acompanhará em tempo real os atendimentos e a situação das unidades hospitalares de Parintins.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *