Com casa cheia, tem início a Categoria Ouro do evento, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia

Com apresentações de sete grupos folclóricos em três estilos diferentes de dança, o 67º Festival Folclórico do Amazonas deu início, neste sábado (12), à programação da Categoria Ouro. O evento ocorreu no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA), no bairro Distrito Industrial, zona sul, que recebeu um público que lotou as arquibancadas. A realização é do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
A primeira noite foi aberta com queima de fogos, marcando o início de uma extensa agenda de apresentações que segue até o dia 23 de julho no CCPA, e continua nos dias 25 e 26 de julho no Sambódromo, com os bois-bumbás de Manaus. A programação completa do 67º Festival Folclórico do Amazonas pode ser conferida no site da Portal da Cultura do AM e no Instagram da Cultura do AM.
Com coreografias vibrantes e uma energia contagiante, sete grupos levaram ao palco três diferentes estilos: Ciranda Maravilha, Quadrilha Alternativa Tsunami na Roça, Ciranda Imperatriz, Dança Nacional Café XV de Outubro, Ciranda Sensação da Raiz, Dança Nacional Xote Noda de Caju e Ciranda Águias de Ouro.
O festival tem como principal objetivo valorizar a diversidade cultural do Amazonas e dar visibilidade aos artistas locais. Além de disputar o título de campeão da edição 2025, os grupos se apresentam diante de um júri técnico e de um público caloroso, que prestigia o talento e a tradição dos brincantes.

Para o diretor de eventos da Secretaria de Cultura, José Luís, o CCPA é um espaço simbólico para o evento. “São 67 anos de história neste lugar repleto de memória e tradição. A programação está intensa e vai até o dia 23, com apresentações em diferentes categorias que disputarão o título de campeões do festival,” afirmou.
Segundo ele, toda a estrutura foi pensada para acolher o público com conforto e segurança “Contamos com apoio nas áreas de segurança, saúde e tudo o que for necessário para que este seja mais um grande festival, como manda a tradição”, completou.
Astros da Noite
O apresentador da Quadrilha Alternativa Tsunami na Roça, Rodrigo Farias, destacou o esforço das equipes nos bastidores e a emoção de retornar à arena.
“A estrutura está sensacional! Com certeza, é uma das melhores que o festival já teve. Depois de tantos ensaios, é muito bom sentir esse calor do público, estar de frente para eles, não tem preço”, disse.
Brincante da Ciranda Imperatriz, Karina Rebeca também ressaltou a importância da apresentação no CCPA e as expectativas para esta edição.
“É uma mistura de emoções. Foram meses de ensaio e muito aprendizado. Agora é a hora de mostrar tudo o que preparamos. Estamos confiantes na conquista do título”, declarou.
À frente da Dança Nacional Café XV de Outubro, o presidente da organização, Wendell Basílio, destacou que o foco do grupo folclórico é contar, de forma artística, a história do Brasil, especialmente a trajetória do café.
“Esse é um palco para o qual nos preparamos com muito afinco, porque é um tablado tradicional do nosso Estado. É sempre uma honra estar aqui. Nossa dança traz a história do Brasil, principalmente a do café nacional, um fruto tão consumido por nós, que contribui significativamente para a economia e, ainda assim, é pouco conhecido em sua origem e importância”, comentou.

Espaço PCD
Com o objetivo de ampliar o acesso à cultura para pessoas com deficiência, o Festival Folclórico do Amazonas conta com um espaço exclusivo para receber o público de PcDs durante toda a programação no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA).
O Espaço PCD está localizado na arena principal do CCPA e conta com estrutura acessível, projetada para oferecer conforto, segurança e boa visibilidade ao público com deficiência. O acesso é gratuito, mediante apresentação de laudo médico ou carteira que comprove a condição. No entanto, mesmo quem não possui a documentação no momento pode acessar o local normalmente.
Programação deste domingo
Neste domingo (13/07), se apresentam no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA), a partir das 19h: Ciranda do Binha, Quadrilha Alternativa Show Funk na Roça, Ciranda da Visconde, Quadrilha Alternativa Guardiões das Estrelas, Ciranda Rosas de Ouro, Quadrilha Alternativa Furacão Mistura de Ritmos, Ciranda Princesinha da Vila, Dança Internacional.