
A II edição do “Festival Lona Aberta”, que acontece no período de 27 a 30 de setembro deste ano, está com inscrições abertas, até o dia 22 de agosto 2023, para artistas do Brasil e da América do Sul, que atuam nas mais diversas modalidades circenses, tanto do circo tradicional, quanto contemporâneo.
O evento, coordenado pelos artistas Francine Marie e Jean Palladino, será uma celebração única das artes circenses no Amazonas. As apresentações, que nesta edição serão 100% presenciais, acontecerão nos dias 27, 28, 29 e 30 de setembro, no Centro Cultural Barravento, localizado na Rua Jonathas Pedrosa, Praça 14 de Janeiro, em Manaus.
A programação contará com a exibição das mostras: Selma Bustamante, Acrobanabacia, Noite de Gala e Mostra de Variedades. Paralelamente, acontecerá o segundo Fórum de Discussão “Meu Norte é o Circo”, com o lançamento de uma pesquisa do ator e diretor Jean Palladino.
Este projeto foi contemplado no edital “Thiago de Mello – Artistas e Profissionais da Cultura”, da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).
Inscrições
As inscrições para a segunda edição do “Festival Lona Aberta”, serão através de um formulário no Instagram do Barravento, no link linktr.ee/centroculturalbarravento. O regulamento e demais informações também estão disponíveis no mesmo link. Além disso, os resultados das etapas e todas as novidades do evento estarão disponíveis no Instagram do Barravento, mantendo o público informado e engajado.
Para os amantes do circo e da cultura, uma ótima notícia: o “Festival Lona Aberta” 2023 terá entrada gratuita em todas as apresentações.
Crescimento
Inspirado em grandes convenções, festivais e encontros de circo realizados no Brasil anualmente, o Festival Lona Aberta surgiu com o objetivo de fomentar e impulsionar o crescimento das artes circenses na Região Norte. Dessa forma, a primeira edição, realizada em abril de 2021, em formato virtual, foi um sucesso.
Foram mais de 161 inscrições de 17 estados brasileiros e 03 países sul-americanos. A programação contou com seis mostras: Noite de Variedades, Noite LGBTQIAPN+, Noite das Mulheres, Sobrevoos e Quedas, Chamego de Comicidade Preta e Mostra Virtual.


