
Um espetáculo a céu aberto que vai narrar, por meio das danças e artes, a tradicional festa bíblica dos Tabernáculos, que faz menção ao tempo em que o povo morou em cabanas na época do exílio do Egito a caminho da Terra Prometida.
Essa é a proposta do Festival Cultural de Tabernáculos 2025, que será promovido pela igreja Ministério Internacional da Restauração (MIR), no dia 18 de outubro, às 19h, no anfiteatro da Ponta Negra, zona oeste de Manaus.
O evento tem apoio do Instituto Vida e Danças, uma instituição social de Manaus que desenvolve projetos de inclusão social por meio de atividades artísticas e culturais e socioassistenciais para famílias em situação de vulnerabilidade social.
Durante o evento na Ponta Negra, serão apresentadas uma série de danças representativas de vários países com trajes típicos combinado com um expressivo repertório musical e cenográfico para expressar a história bíblica.
A festa dos Tabernáculos era, originalmente, uma festa agrícola, assim como a Páscoa e Pentecostes. Apesar disso, Deus lhe atribui um significado histórico: a lembrança da peregrinação pelo deserto e o sustento pelo Senhor.
A estrutura do evento vai contar com a participação de diversos grupos artísticos da capital e do interior, além de adereços que lembram essa celebração, conforme a narrativa bíblica.
A “Festa dos Tabernáculos” é também chamada de “Festa das Cabanas” e se refere a um dos três grandes festejos de hebreus e cristãos por todo o mundo, que ainda lembram da Páscoa e Pentecostes anualmente. No original hebraico, significa Sucá, cujo plural é Sucot (tabernáculo), um abrigo temporário em cabanas.