Combinando entretenimento, geração de renda e ações ambientais, o Festival Tarumã Alive acontece neste sábado (7), na Marina do David, com entrada gratuita. A programação inicia às 16h e seguirá até meia-noite.
O Tarumã Alive é um festival anual de música, cultura, sustentabilidade e desenvolvimento comunitário, realizado desde 2016, em Manaus, com o objetivo de sensibilizar o público sobre a conservação da bacia hidrográfica do Tarumã-Açú.
Dentre os artistas que irão se apresentar nesta edição do evento estão Guto Lima, que foi a atração mais pedida; Márcia Novo, com a participação do Pezão, que é um artista da comunidade; e Adryaninho Star.
Para Márcia Novo, o festival deste ano está muito voltado para a comunidade e os trabalhadores do Tarumã que sofreram muito com a seca dos rios e ficaram sem poder trabalhar.
“A importância deste festival e o intuito é chamar a atenção e conectar as pessoas para essa causa tão necessária e importante para todos nós que é o Tarumã vivo, o nosso rio vivo. A gente sabe que ele está sofrendo degradação há muitos anos”, disse a cantora.
O Tarumã Alive 2024 também contará com área kids, bingo com premiações e torneio de pênalti masculino e feminino.
Doações
A entrada para o festival é gratuita, mas o evento convida a população, e também empresas interessadas, a doar cestas básicas ou alimentos não perecíveis para os moradores e trabalhadores impactados pela seca. A doação não é obrigatória, mas faz toda a diferença.
Edições anteriores A primeira edição do Festival Tarumã Alive aconteceu em 2016, na praia do Passarinho, com um público inicial de 80 pessoas.
Em 2019, o evento alcançou um marco significativo de 3 mil pessoas reunidas na praia da Lua, 300 voluntários mobilizados em ações ambientais que retiraram cerca de três toneladas de resíduos do rio.
Mais de 70 profissionais da cultura se envolveram e cerca de 40 microempreendedores foram beneficiados na feira criativa.
De forma geral, este evento já teve mais de R$ 500 mil de renda gerada, mais de 85 empreendedores e prestadores de serviços envolvidos, mais de 450 profissionais da cultura contratados, mais de 18 toneladas de resíduos retirados do rio, mais de 1,2 mil voluntários já colaboraram com o festival e mais de 10 mil pessoas já passaram pelo Tarumã Alive.