Portal Você Online

Fiscalização interdita comércio ilegal de sucata em Manaus

Cinco estabelecimentos de compra e venda de sucatas foram interditados, nesta sexta-feira (10), pela Central Integrada de Fiscalização (CIF), deflagrada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), nas zonas Leste e Norte de Manaus. O comércio funcionava sem documentação exigidas pelos órgãos fiscalizadores.

A ação foi realizada de forma integrada com órgãos estaduais e municipais com apoio da Política Militar e Civil. O tenente-coronel Marco Gama, informou que a blitz teve como alvo locais denunciados por suspeitas de irregularidades.

“O nosso secretário definiu pessoas responsáveis por alguns indicadores criminais e eu fiquei responsável por furtos em unidades de saúde. Fazendo o monitoramento, percebemos que grande parte desses furtos são de materiais que são vendidos em sucatas e a maioria delas estavam concentradas na zona leste de Manaus. A partir daí, comunicamos a necessidade da fiscalização”, informou o tenente-coronel.

Ao todo, 18 estabelecimentos foram visitados. Deste total, cinco foram interditados por falta de alvará de funcionamento. Além do documento, outras irregularidades foram encontradas por agentes do Corpo de Bombeiros, como a falta do Auto de Vistoria do órgão.

“Foram autuadas todas as edificações que foram alvos das denúncias. Todas notificadas com prazo de sete dias para comparecerem à diretoria de atividades técnicas para regularização para retirada do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. Verificar todos os procedimentos administrativos para primeiro fazer um projeto de combate a incêndio, provar esse projeto e consequentemente se regularizem com a emissão do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros”, explicou o sargento Sidney Teixeira.

Além de não terem documentação para funcionamento, o Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (IPEM-AM), aplicou sanção por conta das desconformidades encontradas nas balanças usadas pelos comerciantes.

“No dia de hoje, o Instituto de Peso e Medidas verificou 11 instrumentos, fizemos a apreensão de duas balanças e duas interditadas, tendo um balanço geral de nove estabelecimentos fiscalizados”, informou o supervisor técnico Davi Alberto.

Efetivo

Além de representantes da SSP-AM, a CIF desta sexta-feira contou com agentes da Polícia Militar, Polícia Civil do Amazonas, Corpo de Bombeiros, Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana, Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef) e Guarda Civil Municipal (GCM).

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *