
O Flamengo de Filipe Luís entrou para a história na tarde deste sábado (29), em Lima, no Peru. A equipe rubro-negra venceu o Palmeiras por 1 a 0, no Estádio Monumental U, do Universitario, e tornou-se o primeiro time brasileiro a conquistar a Copa Libertadores pela quarta vez na história. O gol do título foi anotado pelo zagueiro Danilo, já na etapa final.
O gol decisivo foi anotado por Danilo, que aproveitou cruzamento de Arrascaeta e balançou as redes, já aos 21 minutos do segundo tempo. Além de marcar o gol para o Flamengo vencer a final da Libertadores, o defensor se colocou em uma prateleira exclusiva: o zagueiro é o primeiro jogador a ser bicampeão da principal competição sul-americana e da Champions League.
Filipe Luís tornou-se o nono campeão da Libertadores como jogador e como treinador. Como atleta, já havia levantado o caneco pelo próprio Flamengo em 2019 e 2022. Agora, conquista sua primeira taça da competição continental na breve carreira como técnico.
O título representa o primeiro tetracampeão brasileiro na história da Copa Libertadores e iguala River Plate e Estudiantes no número de títulos. Mas ainda segue distante do maior campeão Independiente, que tem 7 títulos, e do segundo maior campeão, Boca Juniors, que tem 6 títulos. O Flamengo agora se aproxima do Peñarol, que tem 5 títulos e é o terceiro maior campeão.


