Dois adversários separados por cinco pontos na tabela, mas unidos pelo momento negativo pós-Copa América, Flamengo e Botafogo se enfrentam nesta domingo, às 15h (Manaus), no Maracanã. O jogo é válido pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro é o terceiro colocado, com 21 pontos, e o Alvinegro está no oitavo lugar.
O Rubro-Negro tem apenas uma vitória após a parada, a empolgante goleada por 6 a 1 sobre o Goiás, pelo Brasileiro. Depois disso, foi eliminado da Copa do Brasil, empatou com o Corinthians e perdeu por 2 a 0 para o Emelec, no jogo de ida entre os clubes pelas oitavas da Libertadores. O Botafogo jogou apenas três vezes, não fez gols e perdeu duas partidas.
O técnico Jorge Jesus quebra a cabeça para montar a equipe que entrará em campo no seu primeiro clássico pelo Flamengo. Já sem Arrascaeta, Ribeiro e Vitinho desde a derrota para o Emelec, o português perdeu ainda Diego, com uma fratura, e Léo Duarte, negociado com o Milan. Diante do cenário, a certeza é só uma: não poupar visando a Libertadores.
Com o tropeço do Palmeiras para o Vasco, o Flamengo tem a chance de terminar a rodada mais próximo da liderança. Com isso, Jesus vai escalar o que considera melhor. Reinier está à disposição, apesar de ter feito apenas um treino entre os profissionais. E é justamente a posição de quarto homem de meio de campo, onde o jovem atua, a principal dúvida na escalação.
A tendência é que o Flamengo entre em campo com Diego Alves, Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Renê; Cuéllar, Willian Arão e Gérson; Bruno Henrique, Gabigol e Lincoln.
Já pelo Borafogo, o técnico Eduardo Barroca sofreu uma baixa significativa de última hora. O Palmeiras, detentor dos direitos econômicos de Erik, negociou o atacante com o Yokohama Marinos, do Japão, na sexta-feira, dia em que o próprio se despediu da torcida com uma mensagem cheia de emoção. Não joga, assim como Gilson, expulso contra o Santos na rodada passada.
Apesar dos maus resultados e da seca de gols – não marca há quatro jogos -, Eduardo Barroca entende que dar continuidade à equipe é o mais prudente agora e não deve fazer muitas mexidas em relação ao time do último domingo. Entram Jonathan e Pimpão.