Portal Você Online

Força Nacional irá atuar em área indígena do Maranhão


Nesta segunda (9), um dos indígenas mortos foi sepultado em Jenipapo dos Vieiras.


Raimundo Guajajara morreu durante o ataque a índios em Jenipapo dos Vieiras no Maranhão
Foto: Reprodução

O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, autorizou nesta segunda-feira (9) o envio de tropas da Força Nacional para o Maranhão, na região onde dois índios da etnia  Guajajara morreram em um atentado a tiros registrado no sábado (7). 

Ainda no sábado, o ministro afirmou, no Twitter, que a equipe da Polícia Federal foi enviada ao local para investigar o crime e suas motivações. “Nossa solidariedade às vítimas e aos seus familiares”, escreveu.

A aldeia está localizada no município de Jenipapo dos Vieiras, no Maranhão, 500 quilômetros ao sul da capital São Luís. 

O Ministério da Justiça informa a Força Nacional irá apoiar o trabalho da Fundação Nacional do Índio (Funai) nas ações de segurança pública por 90 dias, a partir de 10 de dezembro. O prazo pode ser prorrogado caso seja necessário.

Não está definido o número de servidores enviados para a operação.

O caso

No início da tarde de sábado, dois índios da etnia guajajara foram baleados às margens da BR-226, no município de Jenipapo dos Vieiras, no Maranhão. Segundo a Funai, os indígenas foram atingidos por tiros disparados por ocupantes de um veículo Celta de cor branca e com vidros espelhados.

Antes, em 1º de novembro, Paulo Paulino Guajajara foi morto em uma emboscada na Terra Indígena Arariboia (MA) quando realizava uma ronda contra invasões.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *