O Emprego das Forças Armadas para garantir a votação e apuração no segundo turno da eleição para prefeito de Manaus foi autorizado pelo presidente Jair Bolsonaro. A informação foi divulgada por meio de nota, no início da noite deste sábado pelo Comando Militar da Amazônia.
A tropa conta com cerca de 2.400 militares, homens e mulheres, da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira.
“Para atender à determinação de emprego das Forças Armadas durante a votação e apuração das eleições municipais de 2020, na área do Comando Militar da Amazônia, foi ativado o Comando Conjunto Amazônia, que está constituído pela MARINHA DO BRASIL, EXÉRCITO BRASILEIRO e FORÇA AÉREA BRASILEIRA”, informa o comunicado do CMA.
As ações desenvolvidas pelas tropas no 2º Turno serão exclusivamente para a segurança dos locais de votação/apuração solicitados pelo TSE e autorizados pelo Ministério da Defesa. Os órgãos de segurança pública ficarão responsáveis pelas ações de policiamento.
Segundo comunicado do CMA, a força militar vai atender ainda a capital do Acre, Rio Branco com 25 locais de votação, além de Manaus – 240.


