
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), iniciou a segunda fase da Operação Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS). O lançamento foi realizado na comunidade Bela Vista do Jaraqui, que integra a unidade de preservação Puranga Conquista composta por outras 16 comunidades.
A ação visa fortalecer o policiamento nas localidades a partir da presença da Polícia Militar com auxílio de lanchas blindadas. Além disso, o Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM) promoveu uma ação itinerante para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) aos moradores locais.
O secretário da SSP-AM, Vinicius Almeida, destacou a importância da nova fase da operação, que vai atuar na margem esquerda do Rio Negro. O secretário lembrou que a operação já está em andamento na RDS Rio Negro, que é integrada por outras 19 comunidades.
“As RDS têm uma importância muito grande para o desenvolvimento econômico da região, visto que aqui temos dezenas de hotéis de turismo regional. A presença da Polícia Militar atuando de maneira preventiva vai facilitar não só a segurança dos turistas, como também das comunidades”, pontuou o secretário.
A iniciativa visa fortalecer a segurança nas comunidades por meio de rondas fluviais e bases fixas da Polícia Militar do Amazonas (PMAM). Para Domingos Sávio, representante indígena na unidade de conservação, a ação garante mais tranquilidade aos moradores.
Ação Social
O evento também contou com uma ação de cidadania itinerante, iniciada nesta terça-feira (15), que garantiu a emissão de novos documentos de identidade para os moradores, além de encaminhamentos para emissão de segunda via gratuita de certidões de nascimento em cartório.
Para Raimunda Magalhães, moradora da comunidade Bela Vista do Jaraqui, a iniciativa é essencial, pois evita que as pessoas precisem enfrentar longas distâncias.
“Eu me sinto gratificada. Essa ação foi muito boa, porque para irmos a Manaus é difícil, tem todo um custo. Eles virem até aqui foi ótimo para nós da comunidade. Estou muito satisfeita, assim como a maioria dos meus vizinhos”, ressaltou a moradora.