
O fotolivro “Verão Violento”, da jornalista e fotógrafa Nico Ambrosio, será lançado na sexta-feira (25), às 18h, na Galeria do Largo, situada na rua Costa Azevedo, 290, no Centro de Manaus.
A obra é resultado de uma investigação visual sobre a Amazônia urbana, reunindo quase cem fotografias feitas com filme analógico em 35 milímetros entre 2020 e 2025.
O lançamento inclui distribuição gratuita de exemplares e uma roda de conversa sobre fotografia urbana na Amazônia, com a participação da curadora de arte Gabi Loys, do repórter-fotográfico Alberto César Araújo (editor de fotografia da agência Amazônia Real) e da fotógrafa e documentarista Juliana Pesqueira.
Inspirado por estética de fanzines e publicações independentes, “Verão Violento” propõe narrativas visuais plurais e periféricas. Por meio de imagens em preto e branco, o fotolivro percorre ruas e margens de Manaus, retratando prédios, pessoas, o cotidiano de trabalhadores de rua e manifestações culturais marginalizadas, como pichação e grafite.
A diagramação da publicação é assinada por Jaú Ribeiro, designer indígena do povo tupinambá, com tipografia criada pelo grafiteiro amazonense Vitor Maia e assistência gráfica de Nathã Lucas.
O livro incentiva reflexões sobre desigualdade social, caos urbano e a relação entre cidade e natureza, além de desafiar estereótipos que associam a Amazônia apenas à floresta ou ao exotismo, apresentando Manaus como uma metrópole multifacetada.
Durante o evento de lançamento, o público poderá apreciar a discotecagem de DJ Zulu MC Fino, referência da cultura hip-hop do Amazonas, responsável pela seleção musical da noite. A produção geral é de Beatriz Mascarenhas.