Portal Você Online

Fraudes com cartões aumentou 192% no AM, diz SSP

Segundo SSP-AM, entre janeiro e março de 2019, foram registrados 35 casos de fraudes com cartões de crédito no Amazonas.

A aposentada, Edivana Alves, faz parte dessa estatística da Secretaria de Segurança Publica (SSP- AM). Recentemente ela teve o cartão clonado por bandidos na capital.

” Não esqueci meu cartão e também não emprestei pra ninguém. Foram quase três mil reais em prejuízo. Ao acionar o banco me disseram que fui vitima de fraude. Registrei boletim de ocorrência e estou conversando com minha agência para não ter que pagar essa conta. Os bandidos fizeram três compras (crédito) em um único dia em”, diz a aposentada.

Somente de janeiro até março de 2019 foram registrados 35 casos com crimes desta natureza. As fraudes que envolvem cartões de créditos no Amazonas tiveram um aumento de 191,7% este ano, em comparação a 2018, segundo a SSP.

As coordenadas da secretaria é para que as vítimas não repassem documentos de uso pessoal para terceiros. Um outra vítima, que preferiu não se identificar, teve o cartão clonado. Os criminosos gastaram R$ 1.800 em compras, além dos serviços de créditos e o cartão funcionava ainda como conta salário.

“Chegou um SMS no meu celular dizendo que eu tinha sacado tal valor. Depois passou meia hora e chegou outra mensagem. Eu pensei que tinha perdido o cartão ou tinham me roubado. Então fui olhar a carteira e meu cartão estava lá”, disse.

O crime tem se tornado comum no país. De acordo com a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), em apenas um ano, quase nove milhões de brasileiros foram vítimas de fraudes com o cartão

De acordo com os órgãos, 41% dos casos foram de clonagem de cartões. Em segundo lugar aparece o crime de recebimento de boletos falsos, com 13%. Posteriormente surge empréstimo e financiamentos com 11%.

De acordo com o delegado titular da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), Guilherme Torres, as compras pela internet podem facilitar os crimes citados. “Em uma transição comum, comercial, você começa a enviar seus dados para essa pessoa e no futuro ela clona e consegue utilizar seus dados e consegue tirar um cartão”, afirmou.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *