Portal Você Online

Freiras brasileiras são presas e deportadas da Nicarágua

Quatro freiras brasileiras que moravam na Nicarágua e realizavam missão há sete anos naquele país foram presas pela polícia de migração e deportadas para El Salvador, no último domingo (2). A invasão policial ocorreu no convento das irmãs da congregação Pobres de Jesus Cristo, na cidade de León. Elas foram expulsas porque o regime do ditador Daniel Ortega não havia renovado a permissão de residência no país

Os agentes do governo chegaram no local por volta das 10h30 e fizeram vários questionamentos e depois de inspecionar a casa, as autoridades convidaram as irmãs a reunir seus pertences e se dirigirem ao micro-ônibus de Migrações, rumo à Managua, capital do país, disse a congregação em nota..

No Instituto de Migração, as freiras permaneceram esperando durante quatro horas e, após a leitura da ata de deportação, foram levadas até a fronteira entre Nicarágua e Honduras, com destino a San Salvador, capital de El Salvador.

A nota diz que as missionárias foram acolhidas por freiras do instituto em San Salvador e “se encontram bem”.

De acordo com o comunicado, as religiosas já se preparavam para encerrar a missão em Nicarágua por “questões migratórias, tendo em conta que não puderam iniciar o processo de radicação no país”.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) não se manifestaram sobre a situação das religiosas da Igreja Católica, que tem sofrido perseguições pela ditadura de Ortega acusada de lavagem de dinheiro.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *