
A friagem durou mais tempo do que previa a meteorologia e os amazonenses ainda terão mais algumas horas para curtir o clima agradável neste fim de semana. Apesar do sábado ter amanhecido com um sol tímido, o departamento de meteorologia do Serviço de Proteção da Amazônia (Sipam)} informa que a temperatura média será de 23ºC com pancadas de chuvas fracas até domingo (18).
A massa de ar frio chegou ao sul do Amazonas na quarta-feira (14) derrubando as temperaturas em algumas cidades do interior do estado que chegaram a marcar até 11ºC nos termômetros de rua, como em Boca do Acre (ver foto). Manaus também foi atingida pela frente fria e, na última quinta-feira (15), registrou 20.8ºC, a menor marca desde julho de 1975, quando os termômetros alcançaram 17,8ºC, de acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O tempo pegou os manauaras de surpresa e mudou o hábito dos moradores da cidade acostumados ao calor do verão amazônico. A bermuda e o chinelinho foram trocados pelos moletons e agasalhos. O vento frio fez a sensação térmica chegar aos 18ºC e 19ºC, em algumas regiões da cidade.
Ontem no Carrefour da Ponta Negra, a atendente estava repondo o estoque de vinho do hipermercado, que teve grande procura. “Já foram várias caixas e agora estou repondo porque está vendendo muito com esse tempo”, disse.
Segundo o Sipam o sábado será parcialmente nublado, com o sol aparecendo entre nuvens, mas a temperatura vai subir gradativamente, ficando acima dos 21ºC registrados nas ultimas 48 horas, com a possibilidade de chuvas isoladas. A máxima não ultrapassa a casa dos 28ºC, enquanto a mínima deve ficar em 22ºC. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 95% e os ventos de 8km/h a10km/h.
A massa de ar transportada do sul do país que chegou aqui deverá perder força e a partir de amanhã, o domingo devera ser mais quente com algumas chuvas de curta duração durante o dia. A média prevista pelo Sipam é de 23ºC a 27ºC.