Portal Você Online

Vídeos: fumaça das queimadas encobrem estado e atingem Manaus

Mais de mil focos de incêndios nos primeiros dias de setembro estão provocando problemas de saúde da população e em Coari Bombeiros combatem fogo no aterro sanitário da cidade

Em todo o Amazonas, só no início de setembro, já foram registradas 2.594 queimadas, com o Sul do estado representando 54% desse total, segundo informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que monitora os focos de calor na região.

Segundo o Inpe, o município de Novo Aripuanã é o segundo da região amazônica com mais queimadas durante o mês, com 321 focos. A cidade amazonense só perde para Porto Velho, que lidera o ranking, com 415 focos.

Com a estiagem nesse período do ano, entre agosto e setembro, o calor aumenta e as queimadas encobrem as cidades amazonenses, muitas vezes provocadas pelos próprios moradores, que queimam lixo e fazem roçados. Em Manacapuru, Iranduba e Novo Airão as nuvens de fumaça atingem Manaus.

Em Coari, a prefeitura da cidade informou por meio de nota que registou Boletim de Ocorrência (B.O) na delegacia de polícia por causa de um incêndio criminoso no aterro sanitário do município – ver o vídeo abaixo.

Segundo a prefeitura, o sinistro vem provocando problemas na saúde dos habitantes e danos ambientais, além de colocar em risco a segurança da população.

“Nossa prioridade é identificar o responsável pelo ato prejudicial e assegurar que sejam devidamente responsabilizados perante a lei”, diz o comunicado.

Os Bombeiros estão com dificuldades para apagar o incêndio que começou ontem e entrou pela noite. Brigadas de incêndio particulares ajudam os Bombeiros no combate ao fogo, se revezando no transporte de água nos caminhões-pipa.

Em Manacapuru, na região metropolitana de Manaus – 80 km da capital – a Defesa Civil recomendou que a prefeitura da cidade decrete Estado de Calamidade Público devido ao grande número de focos de incêndios registrados.

Em Manaus, a Defesa Civil enviou alerta à população informando sobre a baixa umidade do ar na região. Além disso, o alerta pede que o plano de contigência seja seguido e em casos de emergência, as pessoas devem ligar no 199 ou 193.

A fumaça provoca uma alta concentração de CO2 (dióxido de carbono). A umidade relativa do ar variou entre 30% e 20%, nesta terça-feira (5).

A previsão para os próximos dias é de mais calor e temperatura alta que pode chegar a 38 graus e sensação térmica de 42 graus.

O calor excessivo pode trazer riscos para saúde como desidratação, insolação, problemas no aparelho respiratório, problemas de pele e pressão.

Em dias de forte calor, especialistas recomendam ingerir líquidos para repor sais minerais, evitar tomar sol entre as 10h e às 16h; evitar o consumo de bebidas alcoólicas, evitar a exposição prolongada ao sol, usar protetor solar com fator de proteção adequado, fazer exercícios durante as horas mais frescas do dia, dentre outros.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *