
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) protocolou pedido de autorização para realizar um novo concurso público. O certame seria voltado ao provimento de mais 633 vagas de nível médio.
Em nota técnica enviada ao Ministério da Gestão, a autarquia pediu autorização para lançar o novo certame com vagas para o cargo de agente em indigenismo.
É importante lembrar que, no início de maio de 2023, foi publicada a autorização para a realização de um concurso Funai, com 502 vagas. Destas, apenas 152 vagas são para Agente em Indigenismo, sendo as outras 350 vagas para cargos de nível superior. Clique aqui para conferir mais detalhes da autorização!
A justificativa para esta nova solicitação, ocorrida após a autorização das 502 vagas, deve-se ao alto déficit de servidores no cargo de Agente em Indigenismo, que conta com 1670 cargos vagos, representando a maior vacância da autarquia.
Dessa forma, a Funai deseja prover, ao todo, 785 vagas para Agente em Indigenismo, considerando as 152 vagas já autorizadas.
Requisitos e atribuições – concurso Funai
Como requisito de escolaridade, o cargo de Agente em Indigenismo exige o nível médio de formação.
Confira quais serão as atribuições dos servidores ocupantes do cargo:
- Oferecer apoio técnico e administrativo especializado às atividades de monitoramento das políticas públicas indigenistas;
- Executar atividades de apoio a programas e projetos da Funai;
- Execução de atividades de coleta, seleção e tratamento de informações especializadas;
- Orientação e controle de processos voltados à proteção dos povos indígenas;
- Acompanhamento e fiscalização das ações desenvolvidas que afetem direta ou indiretamente os índios e suas comunidades, bem como atividade logísticas, de nível intermediário, inerentes às competências institucionais e legais
- Atribuições voltadas ao planejamento, organização, execução, avaliação administrativo especializado a atividades inerentes ao indigenismo.
Salários do concurso Funai
Ainda de acordo com a nota técnica, a remuneração total de um Agente em Indigenismo é R$ 6.178,00, considerando vencimento básico e gratificações.
Vale mencionar que o servidor ainda faz jus ao auxílio alimentação no valor de R$ 658,00.


