Cidade será a primeira do interior a receber as atividades da Fundação, que irão beneficiar a população idosa
O Governo do Amazonas, por meio da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), assinou o termo de implantação da FUnATI em Itacoatiara. A solenidade ocorreu na manhã da terça-feira (20), na Câmara Municipal do município e foi anunciada pelo prefeito da cidade, Mário Abrahim.
O objetivo da ampliação das atividades da FUnATI para os municípios do interior do Amazonas é de preparar a população para um envelhecimento mais saudável, oferecendo diversas atividades que irão contribuir para a melhoria da qualidade de vida para pessoas a partir de 60 anos de idade.
Devido ao período de pandemia, num primeiro momento serão oferecidas atividades remotas de ensino e extensão por meio de parcerias firmadas com a prefeitura municipal. Além das atividades, a FUnATI irá oferecer também serviços de assistência à saúde, por meio dos seus programas de atendimento remoto de TeleSaúde e Disk Saúde Mental para a população idosa.
Ainda durante a sessão especial, foram realizadas uma homenagem ao reitor da FUnATI, Euler Esteves Ribeiro, de entrega de título de Honra ao Mérito, pelo seu trabalho e dedicação voltados ao envelhecimento e ações de desenvolvimento no município, e a assinatura de termo de posse da primeira coordenadora representante da FUnATI em Itacoatiara, Lisette Bouez Abrahim.
Capacitação – A programação de implantação no município contou com o workshop de capacitação “Aprendendo sobre a Velhice e o Envelhecimento”, organizado pela equipe de gerontólogos da FUnATI para os profissionais da área da educação, saúde e assistência e servidores da Secretaria de Ação Social do município.
Durante o workshop, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer de forma abrangente os principais conceitos do envelhecimento e como poderão melhor desenvolver suas atividades de cuidados com a população idosa. Em Itacoatiara, as atividades laborais irão acontecer na sede do Sesc, que conta com uma estrutura física adequada para receber os idosos.
A previsão é que a cidade receba em breve um Centro de Convivência do Idoso, onde serão realizadas todas as atividades de bem-estar social para este público. O prefeito de Itacoatiara, Mário Abrahim, disse-se honrado por Itacoatiara ser o primeiro município a instalar uma sede da FUnATI, em todo o estado.
“Estamos honrados e felizes em poder oportunizar qualidade de vida à nossa população da terceira idade, por meio dessa parceria com essa instituição, do Dr. Euler Ribeiro, que é referência no cuidado daqueles que merecem todo o nosso respeito e atenção”, afirmou. Conforme Euler Ribeiro, o Governo do Amazonas, por meio da FUnATI, está ampliando a atenção aos idosos para o interior do estado, iniciando com a cidade de Itacoatiara e posteriormente alcançado outras cidades.
“A FUnATI estará presente com todas as suas áreas de atuação, que são ensino, pesquisa, extensão e assistência de saúde para as comunidades idosas do interior do estado do Amazonas. Precisamos resgatar o envelhecimento saudável do povo da floresta e alcançar a longevidade com qualidade”, destacou o reitor.