Portal Você Online

FUnATI lança programa de preparação de aposentadoria para servidores

Promover a qualidade de vida aos servidores do Estado aptos à aposentadoria. Esse é um dos objetivos do Longevivendo, programa lançado pela Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), nesta semana, no auditório da Escola de Direito (ED) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), localizada na avenida Major Gabriel, 767, Centro.

O programa prevê a realização de cursos sobre saúde mental e projeto de vida, encontros em grupo e individual com abordagem psicológica.

O Longevivendo é promovido pela FUnATI, em parceria com a Secretaria de Administração e Gestão do Amazonas (Sead) e UEA com apoio financeiro Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Inicialmente, as instituições beneficiadas serão: Secretaria de Educação e Desporto Escolar, Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM), Secretaria de Fazenda (Sefaz-AM), Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Fundação Amazonprev, Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), além de Sead e UEA.

De acordo com o Dr. Euler Ribeiro, reitor da FUnATI, trata-se de um modelo inovador de preparação para a aposentadoria, permitindo aos servidores construir um projeto de vida e ampliarem seus conhecimentos sobre envelhecimento, direitos sociais e estratégias para um estilo de vida saudável.

“A preparação para aposentadoria é uma coisa indispensável. Fico feliz pois, se conseguirmos chamar a maioria das pessoas que estão aptas a se aposentarem, será um sucesso. Esse é um projeto pioneiro, realizado pelo Governo do Amazonas”, afirmou o reitor.

Segundo a coordenadora do projeto, a pesquisadora Maíra Mendes, o programa deve gerar dados para auxiliar os servidores, criando políticas públicas com os métodos utilizados no programa. “O problema não é se aposentar, é a forma como você lida com isso, como encara isso, e o Longevivendo surge para auxiliar essas pessoas”, disse a coordenadora.

O lançamento contou com a presença do Coral da FUnATI, entoando canções que enaltecem a região amazônica como: “Cabocla do Tarumã”, com arranjo de Nivaldo Santiago e “Lamento de Raça”, de Emerson Maia. No local, também estiveram presentes os representantes dos órgãos da administração pública envolvidos na realização do programa.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *