
A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) promoveu, neste sábado (12), um mutirão de consultas dermatológicas na Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham), com o objetivo de agilizar o acesso da população aos atendimentos especializados e reduzir o tempo de espera na unidade.
Ao todo, 211 pacientes foram atendidos por dermatologistas da Fuham. A ação contou com o apoio de cerca de 100 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos e equipe de apoio. Os pacientes foram previamente agendados por meio do assistente virtual do Programa Saúde AM Digital.
Este foi o terceiro mutirão realizado pela Fundação Alfredo da Matta em 2025. A unidade é referência no atendimento de dermatologia geral e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) no estado.
Além das consultas, alguns pacientes que tiveram prescrição de medicamentos já foram atendidos na hora pela Farmácia Especializada da Fuham.
O diretor-presidente da Fuham, Carlos Chirano, destacou o compromisso da unidade em manter os atendimentos mesmo aos finais de semana.
“Seguindo a política do Governo do Estado, com apoio da SES, a Fundação tem aproveitado os finais de semana para ofertar esse serviço essencial e garantir atendimento especializado à população que está aguardando”, ressaltou.
A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, destacou que os mutirões de atendimento são uma das prioridades do governador Wilson Lima para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde.
“Estamos investindo em mutirões como estratégia para que mais pessoas tenham acesso rápido e digno ao atendimento especializado. A Fundação Alfredo da Matta tem sido uma importante aliada nesse esforço, atendendo com qualidade e agilidade quem mais precisa”, afirmou a secretária.
“Recebi uma mensagem pelo WhatsApp com o agendamento da consulta. Pensei que fosse demorar mais, mas fui chamada e hoje consegui atendimento para minha filha”, disse uma das pacientes atendidas pelo mutirão, a comerciante Ariana de Souza.