Portal Você Online

Furacão Melissa: mortes, ventos de 260 km/h e tempestade histórica

Nesta segunda-feira (27), o furacão Melissa evoluiu para o nível 5, considerada a categoria máxima, e ameaça países da região do Caribe com ventos de até 260 km/h. O fenômeno deve atingir a Jamaica, onde moradores foram evacuados, nesta terça-feira (28) e depois subir para Cuba e Bahamas quarta-feira (29), segundo informações do g1.

Melissa é o furacão mais forte da história recente a atingir diretamente a Jamaica e deve despejar até 76 centímetros de chuva, além de causar uma maré de tempestade que apresenta riscos de morte.

O governo jamaicano ordenou evacuações obrigatórias para moradores da capital Kingston, Porto Real e outras áreas da ilha para 900 abrigos disponibilizados à população. Os dois aeroportos internacionais do país foram fechados no domingo.

— Muitas dessas comunidades não vão sobreviver a esta enchente. Kingston é baixa, extremamente baixa… Nenhuma comunidade em Kingston está imune a inundações. […] Quero pedir aos jamaicanos que levem isso a sério. Não joguem com Melissa. Não é uma aposta segura — disse o vice-presidente do conselho jamaicano de Gestão de Riscos de Desastres, Desmond McKenzie.

Segundo a agência de notícias Associated Press, ao menos quatro pessoas morreram vítimas de tempestades decorrentes do furacão Melissa: três no Haiti e uma na República Dominicana. Nesta terça-feira, o furacão deve tocar o solo do leste de Cuba, onde estão previstos até 51 centímetros de chuva, além de uma significativa maré de tempestade ao longo da costa.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *