
O Boi Garantido encerrou, neste domingo (29), a terceira e última noite de apresentações do 58º Festival de Parintins. Em busca do 33º título de sua história, o bumbá vermelho e branco levou à arena o tema “Garantido, Boi do Brasil”, espetáculo criado a partir do projeto “Boi do Povo, Boi do Povão”.
Na abertura da apresentação o Garantido mostrou a riqueza e diversidade cultural do país com homenagem ao boi-bumbá de todas as regiões do Brasil. Um dos destaques foi a porta-estandarte Jevenny Mendonça que surgiu de dentro do ‘coração do Brasil’, uma alegoria que envolveu também a sinhazinha Valentina Coimbra.
O Garantido também homenageou o cantor e compositor Chico da Silva, com toadas escritas por ele que marcaram o Festival de Parintins. “Vermelho”, sua canção mais conhecida, foi entoada pela torcida na arquibancada. Outro momento de emoção foi a despedida do tripa Denildo Piçanã.
A lenda apresentada na terceira noite foi “A Deusa das Águas”, inspirada em uma das toadas mais marcantes do festival. A alegoria, assinada pelo artista Glemberg Castro, impressionou pela grandiosidade, movimentos e uso de tecnologias cênicas. Lívia Christina, Rainha do Folclore, surgiu no módulo central da alegoria e na apresentação ela se transforma em Iara.
Trata-se da lenda da sereia que seduz os homens com sua beleza e canto levando-os para o fundo dos rios. A figura folclórica exaltou as artesãs indígenas como guardiãs da floresta.
A cunhã-poranga Isabelle Nogueira surgiu também de dentro da alegoria e, na arena, ela se transforma em uma arara.
Um dos momentos mais aguardados da noite foi o “Ritual Bahsesé”, apresentado em uma alegoria assinada pelo artista Antônio Cansanção que reuniu esculturas gigantes com movimentos e a encenação do ritual indígena, que trouxe o pajé Adriano Paketá.
Um dos quatro pearas da Batucada, o mestre Francinaldo Pinheiro, de 45 anos, exaltou o trabalho da equipe. “Estamos muito confiantes. Foram quatro meses de preparação intensa para chegar a esse momento decisivo, rumo ao título, junto com meus companheiros’’.
A apuração do 58º Festival de Parintins acontece nesta segunda-feira (30), a partir das 14h.