
Manaus está prestes a integrar a Rede de Cidades Criativas da Unesco, programa que visa promover a cooperação entre cidades onde a criatividade é essencial para o desenvolvimento urbano sustentável.
A cidade foi confirmada nesta segunda-feira (25), como uma das candidatas brasileiras na área de Gastronomia.
A decisão foi tomada pelo Comitê de Seleção do Governo Federal, composto pelos Ministérios do Turismo, da Cultura e pela Comissão Nacional do Brasil para a Unesco. Ao lado de São Paulo, que se inscreveu na categoria Cinema, Manaus segue para a fase final de análise.
O processo de seleção envolveu a avaliação de 23 cidades, das quais 9 foram escolhidas para representar o Brasil.
A escolha considerou vários critérios da Unesco, como alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, o histórico cultural e patrimonial, a viabilidade financeira e a capacidade das cidades de contribuir para a rede criativa global.
Celso Sabino, ministro do Turismo, destacou o avanço do Brasil no setor criativo, mencionando que o país ocupa a terceira posição mundial em número de cidades criativas, atrás apenas da China e empatado com a Itália.
Segundo ele, esse crescimento reflete a importância das políticas públicas para o setor criativo, como uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento sustentável e a promoção do turismo brasileiro no cenário internacional.
Além dos critérios técnicos, a seleção levou em conta a qualidade da apresentação das candidaturas em inglês e francês, bem como a clareza dos materiais de divulgação, como fotos e sites.
Outro ponto importante foi a capacidade das cidades de colaborar com outras regiões, fortalecendo o potencial regional e internacional das áreas criativas.
Agora, São Paulo e Manaus devem formalizar suas candidaturas na plataforma da Unesco até o dia 3 de março, às 00h00 (horário de Paris).
A adesão à Rede de Cidades Criativas exige o compromisso de compartilhar boas práticas, promover parcerias e fortalecer as indústrias culturais e criativas dentro dos planos de expansão urbana, além de colaborar para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Atualmente, o Brasil conta com 12 cidades na Rede, como Belém, Florianópolis, Paraty e Belo Horizonte, na categoria Gastronomia, além de outras em áreas como Cinema, Música e Design.
Em 2023, Penedo (AL) e Rio de Janeiro (RJ) foram escolhidas para representar o país nas categorias Cinema e Literatura.