Portal Você Online

Gaza: fronteira com Egito é fechada e brasileiros não atravessam

imagem colorida mostra Portões de Rafah são abertos: lista com 480 nomes - Metrópoles

A fronteira de Gaza com o Egito foi fechada novamente na tarde desta sexta-feira (manhã nem Brasília), segundo o embaixador do Brasil no Egito. Nenhum estrangeiro autorizado a deixar o enclave, incluindo o grupo do Brasil, conseguiu atravessar.

Não é a primeira vez que isso acontece. Segundo fontes diplomáticas, enquanto as ambulâncias não passarem com os feridos, os estrangeiros não são autorizados a cruzar a fronteira e há um limite de horário para que esta operação seja realizada.

A expectativa é de que o grupo do Brasil, que conta com 34 pessoas, incluindo nacionais e parentes próximos, consiga atravessar para o Egito no sábado (11), após mais de 30 dias de espera.

Quase lá

Eles sairiam da região nesta sexta-feira (10) após serem autorizados a cruzar a fronteira por meio da passagem de Rafah. Então, embarcariam em um avião presidencial, fornecido pela Força Aérea Brasileira (FAB).

Havia expectativa de que decolassem do aeroporto de Al Arish, mais próximo da Faixa de Gaza, e não do Cairo, no Egito. Então, seriam recebidos pelo presidente Lula no domingo (12).

Hasan Rabee que está no grupo e registra todo o processo nas redes sociais mostrou pessoas dentro de um ônibus rumo à fronteira.

Há pelo menos quatro horas, o grupo estava em frente ao posto na fronteira, conforme fotos do brasileiro nas redes sociais.

“Já estamos na fronteira esperando a abertura para seguir viagem”, escreve Rabee. “Mais difícil na minha vida é deixar minha mãe e duas irmãs para viajar, e elas estão sem condições de vida”, compartilhou ele.

Rabee, inclusive, mostrou expectativa pela elaboração de uma segunda lista de brasileiros a serem repatriados, como se tivesse sido algo prometido pelo presidente Lula.

“Espero que essa segunda lista de familiares saia logo, como prometeu o presidente”, declarou nas redes sociais, em um vídeo que abraça a mãe.

Estrangeiros

Já foram sete listas de estrangeiros autorizados a deixar Gaza. Os governos estrangeiros dizem que há em Gaza cidadãos de 44 países, bem como trabalhadores de 28 agências, incluindo organismos da ONU.

Esses estrangeiros somariam cerca de 7,5 mil pessoas em Gaza. O Egito estima que 500 pessoas cruzem a fronteira diariamente.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *