
Uma garota de 16 anos considerada desaparecida foi resgatada de um sequestro nos Estados Unidos após sinalizar a um motorista com um gesto que se popularizou na rede social TikTok para indicar violência doméstica ou necessidade de ajuda.
O caso aconteceu na quinta-feira (4), no estado de Kentucky. A jovem considerada desaparecida desde 2 de novembro estava sendo levada pelo sequestrador, identificado como James Herbert Brick, de 61 anos, em um Toyota prateado. Do banco de passageiros, ela gesticulou para um motorista que passava e que reconheceu o sinal. O motorista seguiu o carro suspeito e informou sua localização à polícia, alegando que a jovem que acompanhava o homem mais velho parecia em perigo.
O gesto foi criado em 2020 pela Fundação de Mulheres Canadenses, devido ao aumento de casos de violência doméstica no país durante a pandemia. O sinal é uma sequência de três movimentos que consiste em exibir a palma da mão para a câmara (ou para quem se quer pedir ajuda), encostar o polegar na palma da mão e depois fechar os dedos sobre o polegar. Ele acabou viralizando no TikTok no ano passado.
No caso da jovem americana, a polícia disse à imprensa que a menina sinalizou para vários motoristas durante o percurso até um deles reconhecer o sinal e que o sequestrador pode ter considerado que ela estava apenas acenando para outras pessoas, por não conhecer o sentido do gesto.
Depois de conseguir parar o carro, a polícia identificou a adolescente como desaparecida e prendeu o homem sob suspeita de sequestro e por manter imagens de pornografia infantil em seu celular. A jovem afirmou à polícia que entrou no carro do sequestrador, que era conhecido de sua família, por vontade própria, mas que se arrependeu e passou a temer por sua segurança.
Divulgação é a principal arma para o gesto
Sem o TikTok e as redes sociais, gestos como este teriam muito mais dificuldade em alcançar as pessoas e as potenciais vítimas. Como uma forma de mitigar esses crimes, é importante tanto divulgar o gesto quanto se manter atento aos sinais mais discretos de pessoas que sofrem com violência doméstica.
Para denunciar a violência doméstica no Brasil, basta ligar 180. A ligação é gratuita e pode ser feita a qualquer hora do dia, a partir de qualquer aparelho de telefone. Há ainda um site do Governo Federal com mais informações sobre o combate à violência doméstica.