Portal Você Online

Gol anuncia suspensão dos voos entre Manaus e Bogotá

Durou menos de um ano a operação da Gol entre Manaus e Bogotá, na Colômbia. A companhia vai desistir da rota inaugurada em abril a partir de 23 de fevereiro de 2026. Em comunicado publicado em seu site, a empresa informa apenas que a interrupção se dará por “ajustes na malha aérea”.

Na nota, a Gol afirma que os passageiros que adquiriram passagens e tiveram voos afetados “poderão ser acomodados de acordo com as opções oferecidas”. Se as alternativas não forem suficientes, o viajante pode remarcar a viagem, pedir crédito ou reembolso.

A companhia aérea opera duas frequências semanais entre Manaus e Bogotá, todas com o Boeing 737 MAX 8, de 176 assentos.

Baixo número de passageiros e presença da Avianca

Embora a Gol fale apenas em ajustes de malha (sem detalhes extras), vale destacar os números de ocupação dos voos. Em novembro, não passaram de uma média de aproximadamente 50%.

Segundo dados disponíveis na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o trecho de Manaus para Bogotá teve uma média de ocupação de 63% em novembro, enquanto de Bogotá para Manaus ficou em apenas 44%.

No mês passado alguns voos sequer chegaram a ter 50 passageiros a bordo, de acordo com as informações da Anac. Lembrando que o Boeing 737 MAX 8 da Gol tem 176 lugares.

Em outubro os números foram ainda piores. A ocupação média das aeronaves ficou em apenas 25% – um dos voos teve apenas 19 passageiros.

Além disso, é importante ressaltar que a Avianca também voa entre Manaus e Bogotá há alguns anos. Os colombianos e a Gol fazem parte do mesmo grupo de companhias aéreas (Grupo Abra), o que pode indicar uma mudança para que não concorram na mesma rota e concentrem a demanda em somente uma empresa.

Confira o comunicado da Gol na íntegra

“Devido a ajustes na malha aérea, a GOL suspenderá a rota Manaus (MAO)-Bogotá (BOG) a partir de 23 de fevereiro de 2026. Os Clientes que adquiriram passagens e tiveram seus voos impactados poderão ser acomodados de acordo com as opções oferecidas pela GOL.

Caso as alternativas fornecidas pela Companhia não atendam às necessidades dos passageiros, os que compraram bilhetes diretamente com a GOL podem remarcar suas viagens, pedir crédito ou reembolso diretamente na Central de Atendimento 0300-115-2121 (Brasil) ou +55 11 3471 2973 (exterior).

Clientes cujos bilhetes foram comprados com milhas podem realizar a gestão de suas reservas diretamente com a Smiles, pelo telefone 0300 115 7001 (Smiles ou Prata) ou 0300 115 7007 (Ouro ou Diamante), e aqueles que adquiriram bilhetes com agências devem procurar a própria agência.”

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *