
As companhias aéreas Gol e Latam entraram em acordo com o governo e buscarão turistas brasileiros que estão presos no Peru depois de o país fechar as fronteiras para conter o avanço do coronavírus. As empresas estão em contato com o Ministério das Relações Exteriores e a Agência Nacional de Aviação Civil para fechar a estratégia e definir datas e quantidade de voos para transportar 3.700 turistas brasileiros naquele país.
As informações do jornal O Estado e São Paulo que apurou que as duas aéreas mantém contatos permanente com as autoridades brasileiras do Itamaraty e a Anac para definir como será realizada.
Em nota, o Itamaraty informou que a Embaixada do Brasil teve autorização para a saída dos turistas brasileiros e está acompanhando a “delicada situação” dos turistas que estão tentando retornar ao Brasil após a decretação do estado de emergência pelo governo peruano.
“No momento, continuam sendo mantidas conversas com companhias aéreas, com vistas a mobilizá-las para viabilizar o rápido regresso dos brasileiros”. O Peru decretou quarentena obrigatória e o fechamento das fronteiras no domingo, 15, após o país registrar 28 novos casos de infecção pelo novo coronavírus em apenas um dia. A determinação é válida até o dia 30 de março.
A medida permite às Forças Armadas e à polícia atuar para manter a ordem pública e impedir a aglomeração de pessoas ruas. Apenas farmácias, bancos e mercados de alimentos permanecerão abertos.


