
Prefeitura de Manaus alerta contribuintes e usuários do sistema de licenciamento urbano sobre um e-mail falso intitulado “Irregularidade no alvará da prefeitura”.
A mensagem, que cita uma empresa alvo de denúncia anônima e fornece um telefone de contato, trata-se de um golpe.
O golpe fica evidente por erros na nomenclatura, como a menção a um inexistente “Departamento de Licenciamento Urbano e Obras – Prefeitura” e ao cargo de gestor de licenciamento e fiscalização, que não existem na administração municipal.
Além disso, a logomarca da prefeitura apresentada na mensagem é diferente da oficial, e o remetente do e-mail (happyshine@ax.emnet.ne.jp) não corresponde ao domínio oficial da prefeitura (@manaus.am.gov.br).
A prefeitura esclarece ainda que a atuação do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) envolve apenas a emissão de alvarás de construção, e não de funcionamento, como citado na mensagem falsa.
A recomendação é que, em caso de dúvida, o contribuinte entre em contato com o órgão responsável e evite clicar em links suspeitos.
Os serviços do Implurb são realizados pela Gerência de Atendimento (Geat), de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos. Para esclarecimentos, os contatos devem ser feitos pelo e-mail respostaimplurb@outlook.com.


