Veículos equipados com câmeras registram informações que permitem analisar relevo, obstáculos e condições do solo.

Ruas de Manaus em que serão instaladas tubulação de esgoto são identificadas com tecnologia de mapeamento semelhante ao Google Street View. A concessionária Águas de Manaus utiliza a tecnologia que registra imagens e dados topográficos de forma automatizada para facilitar a escavação das valas.
Os veículos são equipados com câmeras que registram raio-x das ruas e possibilitar analisar o relevo, obstáculos e condições do solo. Com os dados será possível indicar a viabilidade de instalação de novas redes e planejar adaptações nos sistemas existentes. O mapeamento ocorre sem necessidade de interdição de ruas e, portanto, sem afetar a rotina da população.
A empresa pretende mapear 500 quilômetros até o fim de 2025. O uso da tecnologia é inédito na Região Norte.
Segundo a Águas de Manaus, a expansão dos serviços de saneamento básico em Manaus enfrenta desafios na geografia da cidade. O mapeamento contínuo dessas áreas foi essencial para que a capital amazonense alcançasse 99% de cobertura de água tratada em 2023.
“Quando iniciou as operações em Manaus, a empresa mapeou as áreas de difícil acesso para entender as particularidades sociais, climáticas e topográficas das comunidades que passaram a ser atendidas com abastecimento de água. Para ampliar o esgotamento sanitário em menos de dez anos, é preciso realizar ações simultâneas em ruas com diferentes características”, disse Wendel Sousa, gerente de Engenharia da Águas de Manaus.
“No caso de Manaus, estamos falando de uma cidade com muitas elevações, solo arenoso e que cresce diariamente com o surgimento de novas comunidades. Por conta dessas especificidades, esse novo levantamento garante uma análise mais precisa e otimizada, essencial para o processo de instalação das redes de esgoto”, explica.


