Portal Você Online

Governador do AM sobrevoa área de queimadas e inaugura centro de gestão ambiental

O governador Wilson Lima viu de perto as queimadas no sul do Amazonas. Foto/ Secom

O governador do Amazonas, Wilson Lima, sobrevoou neste fim de semana a região sul do estado, onde se concentram a maioria dos focos de queimadas e inaugurou um centro de gestão ambiental. Lima percorreu cerca de 80 km, no município de Boca do Acre, na divisa com os estados do Acre e Rondônia, e constatou o desmatamento para a utilização de pastos, além da extração de madeiras nobres.

“Nós viemos exatamente onde há esses focos de calor, esses focos de desmatamento. Constatamos também uma atividade muito significativa de desmatamento para a extração de madeira, de madeiras nobres, a queima para a utilização de pastos,” disse Lima.  

Acompanhado do secretário de Meio Ambiente (Sema), Eduardo Taveira; do diretor-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Juliano Valente; e da presidente da comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado, deputada estadual Joana Darc, Wilson Lima determinou operação imediata na região.

“A gente acredita que com as ações que nós estamos tomando agora, inauguração de um centro de monitoramento aqui em Boca do Acre e com a operação que nós iremos fazer nos próximos dias, devemos atenuar esses impactos, principalmente da fumaça, prevenindo problemas respiratórios, em especial de crianças e idosos”, afirmou o governador. 

“O que nós temos aqui é uma atividade sendo desenvolvida de queima irregular. Nós não temos nenhum registro no Ipaam de autorização de queimada. Confrontando os dados com a base do Ipaam, a base cartográfica do Ipaam, nós já temos identidade e CPF do proprietário e da propriedade. A ação é auto de infração e embargo imediato da propriedade”, explicou o diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente.

Escritório de gestão ambiental inaugurado pelo governador Wilson Lima. Foto/Secom

Centro Multifuncional – Para intensificar as ações de combate aos crimes ambientais, na região de Boca do Acre, o Governo do Amazonas inaugurou o terceiro Centro Multifuncional do estado. O escritório vai facilitar a gestão ambiental na região e faz parte da primeira etapa do Projeto de Prevenção e Combate ao Desmatamento e Conservação da Floresta Tropical no Estado do Amazonas. 

“Essa terra pode ser usada de maneira responsável. Há como você produzir, como você desenvolver a pecuária, desenvolver a atividade exploratória de madeira, mas de forma manejada e forma responsável. É isso que nós estamos procurando”, afirmou o governador durante a inauguração do Centro. 

A unidade de Boca do Acre vai servir como base de apoio para órgãos estaduais, federais e municipais na promoção de ações integradas no controle da gestão ambiental no Estado e é resultado da Cooperação Financeira Brasil/Alemanha do Banco Alemão de Desenvolvimento KfW com o Governo do Amazonas.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *