Portal Você Online

Governador troca comando da segurança no Amazonas e coronel Marcus Vinícius é novo secretário

Governador Wilson Lima entrega novas armas e veículos para as forças de  segurança – Casa Civil
Governador Wilson Lima, exonerou o secretário de Segurança, general Carlos Alberto Mansur, ao centro, e colocou no seu lugar o comandante da PM, coronel Marcus Vinícius, a esquerda

Após as investigações da Polícia Federal e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), do Ministério Público do Estado na cúpula da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, o governador do estado, Wilson Lima, exonerou, no final da noite de ontem (29), o secretário da pasta, general Carlos Alberto Mansur, e nomeou o comandante da Polícia Militar, coronel Marcus Vinícius para o cargo.

O governador também afastou de suas funções todos os servidores efetivos e comissionados investigados pela “Operação Comboio”, além de colocar o coronel Klinger Paiva, no lugar de Marcus Vinícius no comando da PM.

Wilson Lima estava em Brasília participando de reuniu de governadores com o governo federal quando foi desencadeada a operação da PF e do GAECO, que cumpriu mandados de busca e apreensão na sede da SSP-AM e em endereços de servidores em Manaus reunindo provas contra a organização criminosas que atuava na cúpula do comando da segurança pública do estado.

Assim que retornou à capital amazonense ontem à noite, Lima reuniu com o comandante da PM, do Corpo de Bombeiros e o Delegado Geral da Polícia Civil, e anunciou o coronel Vinicius Almeida como novo secretário de Segurança.

Após a reunião, a Secretaria de Comunicação do governo divulgou nota informando a troca no comando da segurança.

“Os servidores foram imediatamente afastados das funções que ocupavam e as demais providencias administrativas serão adotadas a fim de esclarecer os fatos. Já os servidores comissionados foram exonerados dos cargos”, diz a nota.

Por fim, o governo reforça que está auxiliando nas investigações, prestando todas as informações necessárias e que não compactua com quaisquer irregularidades ou atos ilícitos cometidos por servidores públicos.

O comandante dos Bombeiros, coronel Orleilso Muniz, o chefe da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), coronel Paulo Cesar Gomes, e Delegado Geral da Polícia Civil, Bruno Fraga, seguem à frente de suas instituições.

Quem é o novo secretário

O coronel PM Marcus Vinícius Oliveira de Almeida é natural de Atalaia do Norte, no Amazonas, bacharel em Ciências de Defesa Social e Cidadania pelo Instituto de Ensino de Segurança do Pará, possui especialização em Inteligência de Estado e de Segurança Pública pela  Fundação Escola Superior do Ministério Público de Minas Gerais, em parceira com o Centro Universitário Newton Paiva, além de ter curso de Aperfeiçoamento de Oficiais pela Escola Superior de Polícia Militar da Polícia Militar do Rio de Janeiro e está cursando Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul.

Além de Comandante Geral da PM do Amazonas, já foi Comandante da 12ª CICOM; Comandante do Batalhão de Trânsito; Comandante da 10ª CICOM; PM 6 (Gerente de Projetos); Diretoria de Tecnologia da Polícia Militar do Amazonas (Gestão de Projetos); Diretor de Tecnologia e Comunicação e do Setor de Gestão de Projetos da SEAGI/SSP, Idealizador do projeto Escola Segura e Cidadão.

Também foi secretário de Estado de Administração Penitenciária (Seap).  Possui Curso de Direitos Humanos, Curso de Operações de Choque, Curso de Resgate de Reféns, Curso de Combate com Armas Curtas, Curso de Imobilizações Táticas, Curso de Segurança de Dignitários e Diversos Cursos de Gestão de Projetos e Pessoas

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *