
O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), tem a sua gestão à frente do Executivo estadual aprovada por 53,5% dos manauaras, que representam mais da metade da população amazonense. É o que aponta estudo do Instituto Paraná Pesquisa, realizado em maio na capital do estado, com o objetivo de identificar o cenário político local com vistas as eleições do ano que vem.
Os pesquisadores perguntaram para 710 manauaras, segundo gênero, faixa etária, grau de escolaridades, nível econômico e posição geográfica, se “de uma maneira geral, o(a) Sr(a) diria que aprova ou desaprova a administração do governador Wilson Lima, até o momento”.
Para 9,4% da população, a administração do governador é ótima, 25,4% acham boa e 34,2% consideram ela apenas como regular.
Já para 10,0% ela é ruim e 19,9% a consideram péssima. Não opinou, nem respondeu aos entrevistadores 1,1% dos entrevistados.
A pesquisa estimulada realizada considera que no total, 53,5% aprovam e outros 41,5% desaprovam – público masculino 57,5% e feminino 50,0%.
Com relação ao nível de escolaridade dos entrevistados, 54,7% que aprovam possuem o Ensino Fundamental, 55,2% o Médio e 49,2% o Superior.
O trabalho de levantamento dos dados foi feito através de entrevistas pessoais com eleitores com 16 anos ou mais durante os dias 4 a 8 de maio último, sendo auditadas, no mínimo, 20,0% das entrevistas.
A Paraná Pesquisas está registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/23.
Segundo a Paraná Pesquisa, “a amostra representativa do município de Manaus atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,7 pontos percentuais para os resultados gerais”.
.


