Número de promovidos deve aumentar, após análise das comissões de promoção

O governador Wilson Lima anunciou, na noite de ontem (21), a promoção de 975 policiais militares, elevando para 3.260 o número de praças e oficiais que subiram de patente na atual administração do Estado.
De acordo com o governo estadual a medida visa valorizar o trabalho da Polícia Militar amazonense no combate à criminalidade. As promoções foram autorizadas pelo governador durante formatura no Comando Geral da corporação, em Petrópolis.
“Nós temos um compromisso muito grande de valorizar o profissional das polícias Militar, Civil, do Corpo de Bombeiros e o servidor público de maneira geral. Tudo que o Estado do Amazonas se comprometeu nesse Governo tem honrado com as categorias. Estou vindo aqui para, mais uma vez, mostrar esse canal de diálogo que há entre o Governo do Estado e as categorias”, enfatizou o governador.
Neste ano, as primeiras promoções, que são direitos dos policiais conforme as Leis 1.116/1974 (oficiais) e 4.044/2014 (praças), aconteceram em abril. Na oportunidade, o governador autorizou a promoção de 2.260 policiais, sendo 2.199 praças e 61 oficiais. Foi a primeira vez que o Governo do Amazonas cumpriu o direito em dia, ou seja, no mês de vencimento da promoção.
Escalonamento e data-base – Também nos primeiros meses de administração, Wilson Lima sancionou a Lei nº 4.865, que honrou o pagamento da segunda parcela do escalonamento (10,85%) mais a data-base 2019 (4,58%) aos policiais militares e bombeiros do Amazonas. A medida proporcionou correção de 15,43% nos salários das categorias a partir deste mês. O retroativo entre abril, mês da data-base, e agosto será parcelado e pago mensalmente até dezembro.
Reconhecimento – Com 27 anos dedicados à corporação, o subtenente promovido a segundo-tenente André Luiz Oliveira teve a sexta promoção da carreira. “Essa valorização é de grande valia para o policial militar, que diuturnamente labuta trazendo a paz, a ordem, a segurança para a nossa sociedade. Então, isso é uma forma de recompensa que o policial recebe pelo seu trabalho, que é desempenhado na sociedade. A promoção é algo que toca no coração do policial militar.
Reforço – Ainda nesta quarta-feira, o governador Wilson Lima entregou armas e equipamentos de segurança destinados ao fortalecimento dos policiais civis e militares. O material inclui fuzis e miras holográficas, adquiridos pela Secretaria de Segurança Pública, por meio de convênios com o Governo Federal e doações da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). A entrega faz parte do processo de renovação do armamento das forças de segurança.
“Os equipamentos vão ajudar nesse trabalho de segurança, municiar a nossa polícia e dar as condições que ela precisa para estar nas ruas, combatendo a criminalidade. Quero reconhecer o empenho e a parceria do Governo Federal. É uma situação difícil, mas que a gente tem dado a resposta e tem apresentado os números positivos que tanto desejamos”, destacou Wilson Lima. Segundo ele, nos próximos meses, as polícias também receberão novas pistolas.
O governador ressaltou, ainda, que o sistema prisional também foi beneficiado, com materiais de contenção. “O objetivo é combater situações de tumulto ou de agravamento no sistema prisional. Isso faz parte da nossa política de melhoria na segurança do sistema prisional do Estado. Alguns desses equipamentos vão, também, para o interior. Isso faz parte do processo de renovação de armamento”, afirmou.