O Governo do Amazonas, por meio da Superintendência Estadual de Habitação (Suhab), pagou, nesta segunda-feira (26), mais um lote de indenizações para os moradores do Igarapé do Quarenta, possibilitando o andamento da revitalização da área entre as avenidas Silves e Maués, nos bairros do Japiim e Cachoeirinha, respectivamente.
O pagamento foi dividido entre indenizações de imóvel, que variam até R$ 50 mil, de acordo com o valor da benfeitoria do imóvel; e auxílio-moradia no valor de R$ 6 mil.
Ao todo, sete famílias foram contempladas na ação, realizada na sede da Suhab, na avenida Efigênio Salles, 1.570, Aleixo.
O diretor-presidente da Suhab, Jivago Castro, assinalou a importância da ação do Estado para a segurança e o bem-estar das famílias de áreas de risco, como é a área do Igarapé do Quarenta.
Ao todo, mais de 2,3 mil famílias foram alcançadas pelo Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) do Igarapé do Quarenta, que faz parte do Prosamim III.
Com a iniciativa, o Governo do Estado promove uma reposição de moradia digna para essas famílias que, todos anos, com a intensificação das chuvas e a subida dos rios, encontram-se em situação de risco às margens dos igarapés.
Recuperação
A obra no Igarapé do Quarenta é uma intervenção do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), o antigo programa do Governo.
As famílias estão sendo desapropriadas para a construção de uma via interligando as avenidas Silves e Maués, gerando uma nova alternativa para os motoristas que saem do Distrito Industrial com destino à área central da cidade, por meio da Manaus Moderna.