O Governo do Amazonas entregou dois novos equipamentos ao Hospital Francisca Mendes, em Manaus, para reforçar o diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas. Além disso, a unidade de saúde será ampliada em 38%, com obras que incluem 57 novos leitos e modernização de sua infraestrutura.
Os novos aparelhos incluem uma ressonância magnética cardíaca, a primeira da rede pública do Amazonas, com capacidade para realizar cerca de 150 exames por mês, e um aparelho de hemodinâmica, que ampliará em 50% os procedimentos como cateterismos e angioplastias.
O governador também realizou uma vistoria nas obras de revitalização do hospital, que vai ter o número de leitos ampliado e melhoria da infraestrutura da unidade de saúde. A mudança prevê a criação de 57 novos leitos, sendo 30 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Desde 2019, os investimentos no Hospital Francisca Mendes resultaram na redução do tempo de espera de cirurgia cardíaca pediátrica e neonatal, transformando a unidade em referência para os demais estados da Região Norte.
“Nós estamos fazendo um trabalho de reformulação da rede de saúde, começando por essas unidades que são referência. Esse é um hospital que há 25 anos não recebia algum tipo de intervenção estrutural mais significativa, e nós estamos modernizando não só a estrutura, como também todo o parque tecnológico com a troca de equipamentos e ampliando os atendimentos, tornando cada vez mais o Francisca Mendes nessa referência e na realização de cirurgias cardíacas”, afirmou o governador Wilson Lima.
Ampliação da capacidade
As obras, que somam um investimento de R$ 43 milhões, estão sendo conduzidas pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e devem ser concluídas até 2026.
Com a reforma, o hospital contará com 204 leitos, sendo 61 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 143 leitos clínicos. Atualmente, a unidade possui 147 leitos.
De acordo com a titular da Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM), Nayara Maksoud, a ampliação da estrutura do hospital envolve planejamento estratégico.
“Nós somos referência para os pacientes hospitalizados em outros equipamentos de saúde. No Hospital Francisca Mendes o paciente faz o circuito completo, a consulta, o exame laboratorial, de imagem, nutricionista, nefrologista, é acompanhado por uma equipe multiprofissional durante a cirurgia cardíaca e sai organizado para consulta após a alta médica”, pontuou.
Referência em cardiologia
O Hospital Francisca Mendes é reconhecido como unidade referência no tratamento de doenças cardíacas na Região Norte.
Em 2024, realizou 563 cirurgias cardíacas, sendo 403 em adultos e 160 pediátricas, além de 356 cirurgias vasculares e mais de 40 mil atendimentos ambulatoriais.
Com a entrega dos novos equipamentos e a ampliação da capacidade, a unidade reforça seu papel como referência regional, atendendo pacientes do Amazonas e de outros estados, por meio do programa Tratamento Fora do Domicílio (TFD).