Durante o evento, o secretário Serafim ressaltou o papel essencial dos economistas no Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas

Representando o governador Wilson Lima, o titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa, participou, nesta sexta-feira (14), da cerimônia de posse da nova diretoria do Conselho Regional de Economia do Amazonas e Roraima (Corecon-AM/RR). O evento marcou o início da gestão liderada pela economista Michele Aracaty, pós-doutora na área, que assume a presidência ao lado da vice-presidente Karla Martins. Também foram empossados os novos conselheiros e conselheiras eleitos para o triênio 2025-2027.
Durante a cerimônia, Serafim Corrêa, como membro mais antigo presente no evento, entregou o termo de posse à nova presidência e destacou a importância do Corecon-AM/RR para o fortalecimento da classe econômica e para o debate de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento regional. O secretário também ressaltou o papel essencial dos economistas no Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam), que em 2024 registrou números expressivos, com R$ 6,9 bilhões em investimentos industriais.
“Eu já fui presidente no século passado, em 1984, e compareço a esta solenidade representando o governador Wilson Lima com muita honra, porque também já dei minha contribuição ao Conselho. Portanto, meus cumprimentos à Michele, uma mulher que fará diferença para a classe. A nova gestão inicia um ciclo com desafios importantes, e a Sedecti reforça seu compromisso em manter o diálogo e a colaboração em temas relevantes para a economia local e nacional”, afirmou o titular da pasta.
A nova presidente do Corecon-AM/RR, Michele Aracaty, ressaltou que um dos principais desafios da gestão será retomar pautas que foram deixadas de lado ao longo dos anos, incluindo a pesquisa sobre a cesta básica.
“Vamos retomar também o Corecon Acadêmico e promover eventos científicos na área de economia, como a Semana do Economista e o Encontro de Economistas da Amazônia Legal (Enam). Esses eventos vão reunir economistas da Amazônia Legal para debater, entre outros temas, o posicionamento da categoria em relação à COP30, que será realizada em Belém em novembro”, destacou Aracaty.
A vice-presidente Karla Karoline Martins, que também é gerente operacional da Companhia Amazonense de Desenvolvimento e Mobilização de Ativos (Cada), enfatizou o compromisso da nova diretoria com o fortalecimento da classe econômica e a busca por soluções inovadoras.
“Procuramos soluções, projetos e respostas, muitas vezes não modeladas, mas que nós, enquanto economistas, precisamos ter hábitos para desenvolvê-las. Então, contem conosco, temos muito a fazer. Inclusive, amanhã temos um café econômico. Enquanto comissão, queremos trazer essa conversa, essa discussão e essa prerrogativa para o Estado do Amazonas. O Corecon está aberto para ouvir, assim como a nova presidente”, destacou Karla Martins.
Durante a cerimônia, a economista Lídia Loureiro, primeira presidente do Corecon-AM/RR, que faleceu no último domingo (09/02), foi homenageada com um minuto de silêncio.
Com a posse de Michele Aracaty, o Corecon-AM/RR registra um marco importante: ela se torna a terceira mulher a assumir a presidência desde a fundação do conselho, em 1971. Esse avanço reforça a crescente representatividade feminina na liderança de instituições econômicas no estado.