Portal Você Online

Governo prorroga uso da Força Nacional no Pará e Amazonas

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, prorrogou o emprego da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) nos Estados do Pará e Amazonas.

Além disso, segundo portarias publicadas nesta quarta-feira (16), no Diário Oficial da União (DOU), autorizou o uso da FNSP para apoiar ações em Roraima e Maranhão.

Operações de Fronteira (CIOF), no município de Foz do Iguaçu, em ações de enfrentamento aos crimes transnacionais e na preservação da ordem pública no Estado do Paraná.

Já em Amazonas, a prorrogação será por mais 30 dias, até 15 de setembro, para apoiar o cumprimento de decisão judicial, garantindo a proteção dos indígenas e das populações tradicio

No caso do Paraná, foi prorrogado por mais 180 dias, de 24 de agosto a 19 de fevereiro de 2024, o uso da Força Nacional de Segurança Pública em apoio ao Centro Integrado de Operações de Fronteira (CIOF), no município de Foz do Iguaçu, em ações de enfrentamento aos crimes transnacionais e na preservação da ordem pública no Estado do Paraná.

Já em Amazonas, a prorrogação será por mais 30 dias, até 15 de setembro, para apoiar o cumprimento de decisão judicial, garantindo a proteção dos indígenas e das populações tradicionais de Nova Olinda do Norte (AM) e região, considerando os limites com Borba e Maués.

No Estado de Roraima, FNSP vai apoiar, por 90 dias, a Polícia Federal em ações na Terra Indígena Yanomami. No Maranhão, o uso da FNSP foi autorizado por 90 dias para ajudar a implementações pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e pelo Ministério de Minas e Energia, na Terra Indígena Cana Brava/Guajajara.


Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *