O Governo do Amazonas nega que haverá atrasos de salários neste ano e no exercício de 2020 e repudia qualquer informação que traga intranquilidade para os servidores públicos. Nesta sexta-feira (11), o governador Wilson Lima frisou que o Estado assumiu o compromisso de que não haverá atraso no pagamento dos salários, no exercício de 2020.
“O Estado do Amazonas trabalha com muita responsabilidade e dentro do que estabelece a legislação, com respeito ao servidor público. Com todas as medidas que nós estamos tomando para promover esse equilíbrio, o Governo do Estado já garante o pagamento dos salários dos servidores do ano de 2020. É uma garantia do Governo que não haverá atrasos nos pagamentos dos servidores, ao contrário do que está acontecendo em muitos estados”, enfatizou o governador.
A partir de novembro, o Governo do Amazonas adotará um novo sistema para pagamentos de salários dos servidores. Para ajustar a folha à programação financeira do Estado, a remuneração dos servidores será depositada no início de cada mês subsequente ao mês trabalhado. A medida faz parte do processo de organização das finanças do Estado e atende o que prevê a legislação quanto ao prazo de pagamento de salários.
Conforme a nova programação, os salários referentes ao mês de novembro, por exemplo, serão pagos nos dias 3 e 4 de dezembro. No dia 3, receberão a remuneração os servidores dos Grupos I e II. No dia 4, será a vez dos funcionários públicos do Grupo III.
Além disso, o governador anunciou que o Governo do Estado realizará o pagamento da primeira parcela do 13º salário dos servidores para novembro, nos dias 21 e 22, e a segunda parcela em dezembro, nos dias 19 e 20, e também anunciou o auxílio-alimentação, no valor mínimo de R$ 500, a todos os servidores, a partir de janeiro de 2020.