
O governador Wilson Lima anunciou nesta quinta-feira (9), na sede do governo, que o Estado vai resgatar os amazonenses que estão no Rio Grande do Sul e desejam retornar para o Amazonas. Os cidadãos, ou familiares, devem acionar a Defesa Civil do Amazonas, por meio do número (92) 99118-4507.
Segundo o governo, cada pedido será analisado individualmente. A operação deve contar com o apoio logístico da Força Aérea Brasileira (FAB) e também utilizará voos comerciais de empresas privadas.
O governador também anunciou o embarque de 30 mil copos de água da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), no início da manhã desta quinta-feira (9). As águas, produzidas no município de Manaquiri seguiram para a região em um avião da Força Área Brasileira FAB. Outros 70 mil copos devem ser enviados nas próximas semanas.

Como forma de solidariedade às vítimas da tragédia, o Teatro Amazonas está com iluminação especial com as cores da bandeira do Rio Grande do Sul. As cores verde, vermelho e amarelo serão refletidas no teatro até esta sexta-feira (10).
Desde que o Rio Grande do Sul decretou está de emergência, o governador colocou toda a estrutura do Governo do Amazonas à disposição do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.
A Defesa Civil do Amazonas e o Corpo de Bombeiros estão em contato direto com o Comitê de Crise montado pelo governo gaúcho, com quem foi realizado o alinhamento dos itens a serem doados na campanha que será lançada.


