Informação foi divulgada, durante coletiva de imprensa, pelo ministro da Casa Civil, Braga Netto. Estado tem 2.479 casos confirmados da doença, com 207 mortes.

O ministro da Casa Civil, Braga Netto, anunciou que o Governo Federal convocou 83 profissionais de saúde para atuar em Manaus no combate ao novo coronavírus. A informação foi divulgada durante coletiva de imprensa de ontem (22) durante a atualização das medidas contra a pandemia de Covid-19. Conforme o último boletim divulgado pela FVS-AM, o estado tem 2.479 casos confirmados da doença, com 207 mortes. Ainda não há previsão da chegada dos profissionais ao estado.
Braga Netto informou, no início da coletiva, quando atualizava medidas tomadas pelo Governo Federal, que os profissionais foram encaminhados para atuarem em unidades de saúde da capital. “O Governo Federal convocou 83 profissionais de saúde para trabalharem em Manaus”, disse.
O Estado luta para evitar que o sistema de saúde entre em colapso. Ao todo, o Amazonas possui 6.710 leitos, entre a rede pública e privada. Por conta do crescimento avançado de casos de contágio, além das mortes, o governo prorrogou o período de Estado de Calamidade Pública no Amazonas por mais 180 dias. Outro decreto estadual também mantém paralisados, até o dia 30 de abril, os serviços não essenciais.
Ontem (22), o Estado enviou uma solicitação ao Ministério da Saúde para a implantação de um novo hospital de campanha no estado com 400 leitos para atendimento de casos do novo coronavírus.
A secretária de Saúde, Simone Papaiz, informou que o novo hospital de campanha deverá atuar na retaguarda de média complexidade para pacientes que precisam de atendimento intermediário, quando não podem ir para casa e precisam de assistência hospitalar, sem necessidade de UTI.