
O governo federal informou na tarde deste domingo que vai trazer de volta ao Brasil os cidadãos brasileiros que estão província de Hubei, na cidade de Wuhan, na China, epicentro da epidemia do novo coronavírus, e quiserem retornar ao país. Assim que chegarem ao Brasil, passarão por quarentena, “de acordo com procedimentos internacionais”. A orientação ficará por conta do Ministério da Saúde.
Os ministérios da Defesa e das Relações Exteriores afirmaram em nota, que o governo trará de volta todos os brasileiros que se encontram em Wuhan – a cidade mais afetada pela epidemia de coronavírus na China – e que manifestem desejo de retornar.
No comunicado, as pastas afirmam que o governo “adota todas as medidas necessárias”.
A decisão foi anunciada após a divulgação de um vídeo em que um grupo de brasileiros pede ajuda. Na mensagem, eles lembraram de operações feitas por outros países para retirarem seus cidadãos da China. Além disso, comprometem-se a passar por um período de quarentena ao desembarcarem aqui.
O governo diz que, assim que chegarem, esses cidadãos serão submetidos a uma quarentena “de acordo com os procedimentos internacionais, sob a orientação do Ministério da Saúde.”
A ordem para cumprir quarentena é apenas para brasileiros. Estrangeiros que chegam em voos provenientes da China não são obrigados a ficar isolados. Fontes do governo disseram que a questão preocupa, mas ainda não há uma decisão sobre o assunto.
O Ministério da Saúde não se manifestou sobre a livre circulação de estrangeiros que chegam da China. A Anvisa orientou as companhias áreas: quer ser informada sobre a presença de passageiros com sintomas característicos da doença. Nestes casos, eles serão isolados e acompanhados.