Portal Você Online

GP da China: Piastri vence e Bortoleto é 14º

Oscar Piastri celebra vitória no GP da China da F1 em 2025 — Foto: John Ricky/Anadolu via Getty Images

Oscar Piastri liderou o GP da China de ponta a ponta para conquistar sua primeira vitória de 2025. Pole position, o australiano conduziu em uma prova tranquila para confirmar a dobradinha da McLaren, assegurada ainda pelo segundo lugar de Lando Norris. George Russell chegou em terceiro lugar. Já o brasileiro Gabriel Bortoleto, beneficiado com desclassificações de Charles Leclerc, Lewis Hamilton e Pierre Gasly após a prova, foi 14º colocado.

Leclerc, originalmente quinto e Gasly, antes 11º, foram punidos porque seus carros estavam abaixo do peso mínimo exigido, após a prova. Já Hamilton, que terminou a prova em sexto, foi punido pelo desgaste excessivo na prancha de madeira em seu assoalho. Foi a segunda punição do tipo que o veterano recebeu; em 2023, ele foi desclassificado do GP dos Estados Unidos pelo mesmo motivo.

O triunfo tranquilo de Piastri, que chega a três vitórias na carreira, se opôs ao que Norris viveu: ele conseguiu ascender à vice liderança na largada mas sofreu com problemas nos freios, vendo a distância para o colega aumentar e Russell, terceiro colocado, aproximar-se.

Apesar da preocupação, o pódio assegurou Norris na liderança do campeonato da F1 por mais duas semanas: ele agora tem 44 pontos contra 36 do vice-líder Max Verstappen. A McLaren, atual campeã de construtores, vai a 78 na ponta da tabela.

A corrida não teve tanta ação exceto, também, pela condução de Verstappen contra as duas Ferraris para conquistar o quarto lugar; para isso, contou com a estratégia ineficaz da escuderia de parar Hamilton (que já vinha lento) duas vezes, e seguiu pressionando Leclerc nas voltas finais – o monegasco, assim como colega, lutando com uma asa quebrada desde a largada.

O novato da Mercedes, Andrea Kimi Antonelli, foi o estreante com melhor resultado: sexto, eleito piloto do dia da prova. Outro destaque foi o calouro Oliver Bearman, que levou a Haas até o oitavo lugar após largar em 17º e também se beneficiar das desclassificações. Seu colega, Esteban Ocon, chegou em quinto lugar.

A F1 retorna daqui a duas semanas em 6 de abril com o GP do Japão, terceira rodada da temporada 2025.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *