A Federação Internacional de Atletismo (FIA) confirmou na manhã desta quarta-feira (12) o adiamento do Grande Prêmio da China de Fórmula 1 devido ao surto de Coronavírus. O evento seria entre os dias 17 e 19 de abril e ainda não foi definido quando será a corrida. De acordo com o comunicado oficial, deve acontecer no fim do ano.
A empresa Juss Sports Group, promotora do GP de Xanguai, havia pedido oficialmente a mudança de datas, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou que o caso como emergência global de saúde. Na nota oficial, a FIA afirmou que acatou ao pedido pensando na saúde das pessoas envolvidas no evento.
A nova data vai ser escolhida em conjunto entre Federação, organizadores da Fórmula 1, Federação de Esportes Automobilísticos e Motos da República Popular da China (CAMF) e Administração de Esportes de Xangai.
“A FIA e a Fórmula 1 continuam trabalhando em estreita colaboração com as equipes, o promotor de corrida, a CAMF e as autoridades locais para monitorar a situação à medida que ela se desenvolve. Todas as partes levarão o tempo necessário para estudar a viabilidade de possíveis datas alternativas para o Grande Prêmio no final do ano, caso a situação melhore”, diz o comunicado.